Militares turcos mortos em Idlib. Erdogan convoca conselho extraordinário

Pelo menos 22 soldados turcos terão morrido num ataque na província síria de Idlib. Recep Tayyip Erdogan convocou um conselho de segurança extraordinário.

Notícia

© REUTERS/Khalil Ashawi

Anabela Sousa Dantas
27/02/2020 21:57 ‧ 27/02/2020 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Turquia

Pelo menos 22 soldados turcos terão morrido e vários outros terão ficado feridos esta quinta-feira em Idlib, no norte da Síria, num ataque aéreo, de acordo com a agência turca Anadolu. O primeiro balanço dava conta de nove mortos, número que foi revisto em alta e que poderá alterar-se nas próximas horas.

A Reuters indicou que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou um conselho de segurança extraordinário no seguimento do ataque, que dizem ter sido levado a cabo pela forças governamentais sírias ou pelos aliados, as forças russas.

Assiste-se a uma escalada do conflito que afeta a Síria há vários anos, com epicentro na província de Idlib, que é disputada pelos regimes de Damasco e Ancara.

A Síria, auxiliada por ataques aéreos das forças russas, intensificou a ofensiva para recuperar a última fortaleza rebelde em Idlib. Esta ofensiva já causou uma crise humanitária, com quase um milhão de pessoas deslocadas a ficarem presas numa estreita faixa de território na fronteira turca.

Erdogan descartou na quarta-feira recuar do noroeste da Síria face ao regime de Bashar al-Assad, num momento em que se iniciaram novas negociações com a Rússia, principal aliada do regime sírio. Os continuados ataques às forças turcas causaram, porém, tensões entre entre Ancara e Moscovo, que apesar das posições opostas na Síria, têm reforçado nos últimos anos a sua cooperação.

Em 2018, Síria e Turquia concluíram um acordo que previa o fim dos combates e o estabelecimento de postos de observação turcos na região de Idlib, mas esse entendimento tem sido constantemente violado por ambas as partes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas