Segundo a agência espanhola de notícias EFE, nas localidades de Igualada, Vilanova del Camí, Santa Margarida de Montbui y Òdena, há o registo de 58 infetados.
A medida foi anunciada pelo ministro do Interior, Miquel Buch, durante uma conferência de imprensa, na qual explicou que, depois da meia-noite, ninguém poderá entrar ou sair do perímetro destas zonas, exceto aqueles que prestem serviços básicos.
Nas horas anteriores ao confinamento, a mobilidade será restrita, mas a saída de pessoas dentro do perímetro com residência no exterior - que deverão permanecer no interior - será permitida, assim como o retorno de residentes que estão noutras cidades.
O governo catalão reuniu na tarde de hoje, de forma extraordinária, para adotar novas medidas destinadas a impedir a propagação da pandemia, incluindo o confinamento desses quatro municípios, onde foi detetado na quarta-feira um surto do novo coronavírus.
A ministra da Saúde, Alba Vergés, enfatizou que o fornecimento de alimentos e outros produtos será garantido, bem como a prestação de serviços essenciais.
Em caso de incumprimento da medida, a sanção prevista na Lei de Proteção Civil pode chegar aos 60.000 euros, segundo fontes do executivo.
O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.