Gâmbia regista primeiro caso de infeção por Covid-19
A Gâmbia registou hoje o seu primeiro caso do novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, depois de anúncios governamentais de medidas para procurar conter a propagação da pandemia.
© Reuters
Mundo Covid-19
Em alocução televisiva, o ministro Ahmadou Lamin Samateh declarou que as autoridades do pequeno país da África Ocidental tinham detetado a contaminação pelo novo coronavírus de uma jovem recém-regressada do Reino Unido.
Depois de se ter sentido febril, isolou-se, antes de ter sido testada positiva à Covid-19.
"Todos os passageiros chegados no mesmo voo ou em contacto com o caso confirmado vão ser localizados e colocados em isolamento", garantiu o ministro.
Um pouco mais cedo, durante uma alocução televisiva, o Presidente do país, Adama Barrow, tinha anunciado a interdição das reuniões públicas e o encerramento das escolas por três semanas, a partir de quarta-feira.
Por outro lado, os viajantes que chegarem de países afetados pela pandemia vão ser colocados em quarentena durante duas semanas.
A Covid-19 é a designação da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.
Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com