A propagação do coronavírus deixou o mundo em alerta e está a obrigar as pessoas a manterem-se fechadas em casa. Se a situação é assustadora, tem também, por outro lado, um revés. E quem agradece este estado de quarentena é... a natureza.
Prova disso chegam-nos de Veneza imagens que mostram que a escassez de turistas, e até de residentes, tem permitido ver com maior precisão as águas dos canais da cidade.
A cidade, que é uma das mais visitadas em todo o mundo, está mais bela, com águas mais límpidas que permitem ver, inclusivamente o fundo dos canais, a existência de peixes e, pasme-se, a chegada de visitantes inesperados.
"Estas coisas fazem pensar. Uma semana sem turistas, sem pessoas nenhumas, e os canais de Veneza estão limpos e até golfinhos estão a chegar", reporta um utilizador do Twitter, publicando o vídeo que pode ver acima.
Outros utilizadores têm partilhado fotografias dos canais, escrevendo também que "sem humanos, os animais ficam livres".
Cuarentena en ItaliaHumanos en casa, el mundo animal libreLos jabalíes, aparecieron en la ciudad con sus bebésAgua clara en los canales de VeneciaDelfines han aparecido en la orilla del PuertoPatos en las fuentes de RomaLA NATURALEZA PUEDE SANAR SI LE DAMOS UNA OPORTUNIDAD pic.twitter.com/ybZ7HfqAA1
— Danovis Lozano (@danovislozano) March 18, 2020
E há, ainda, quem diga que a natureza está a regressar à vida.
La naturaleza reiniciándose por la ausencia de gente.Venecia con aguas limpias y peces a simple vista. pic.twitter.com/yfioVlTyXM
— Gerardo Taylor (@VictOcampo) March 18, 2020