Um dos reflexos do Estado de Emergência e das medidas de isolamento social implementadas em Espanha foi a queda abrupta da criminalidade em Barcelona, como dá conta o El Mundo. Pedro Velázquez, o chefe da Guardia Urbana, salientou que o número de crimes antes de ser decretado o Estado de Emergência era de 14.699, e caiu para 2.206 depois de entrar em vigor o Estado de Emergência.
Entre os crimes que foram cometidos, as autoridades destacaram os assaltos, nomeadamente em espaços comerciais que se mantiveram abertos, e furtos de carros.
A Guardia Urbana realçou que também houve um aumento no número de chamadas relativo a denúncias de pessoas que estão a quebrar o confinamento obrigatório e sobre barulhos excessivos, por exemplo, de obras ou música a tocar demasiado alto.
Segundo os dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins, Espanha registou mais de 135 mil casos de infeção do novo coronavírus. Mais de 13 mil pessoas morreram e mais de 40 mil recuperaram da Covid-19. A cidade de Barcelona tem sido das mais atingidas pelo vírus.