Perante as correções feitas pelos meios de comunicação norte-americanos, que indicam que são os governadores estaduais, e não o presidente, quem decide sobre a reabertura dos respetivos estados, Donald Trump decidiu recorrer ao Twitter para clarificar.
"É decisão do presidente e por muito boas razões", escreveu o líder republicano, depois de contextualizar que essa informação parte da "comunicação social fake news" com "o propósito de criar conflito e confusão".
"Com isso esclarecido, eu e o governo estamos a trabalhar de perto com os governadores e assim irá continuar. Uma decisão tomada por mim, em conjunto com os governadores e com opinião de outros, será anunciada em breve", acrescentou.
....It is the decision of the President, and for many good reasons. With that being said, the Administration and I are working closely with the Governors, and this will continue. A decision by me, in conjunction with the Governors and input from others, will be made shortly!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 13, 2020
Sublinhe-se que o Departamento do Trabalho indicou já que a taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu de 3,5% em fevereiro para 4,4% em março, devido ao impacto económico da pandemia da Covid-19 que paralisou a atividade.
O diretor do Instituto de Doenças Infecciosas indicou no domingo que a atividade económica nos Estados Unidos da América pode ser retomada em maio, de forma gradual e localizada, desde que se consiga identificar e isolar as pessoas infetadas pela Covid-19.