A pandemia de novo coronavírus está a fazer milhares de vítimas mundo fora e a sua 'travagem' efetiva parece longe de estar a ser conseguida.
Esta segunda-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), fez um novo balanço do que se sabe já sobre este vírus, lembrando que a sua taxa de mortalidade é dez vezes superior à da gripe suína.
"Só podemos dizer o que sabemos e só podemos agir com o que sabemos. As experiência de vários países estão a dar-nos uma imagem mais clara sobre este vírus, como ele se comporta, como pará-lo e como tratá-lo", começou por referir o responsável máximo da OMS.
"Sabemos que o Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é mortal - dez vezes mais mortal que a pandemia de gripe de 2009. Sabemos que o vírus pode espalhar-se mais facilmente em ambientes cheios de pessoas, como casas de repouso e lares. Sabemos que a descoberta precoce de casos, testes , isolamento, cuidados a todos os casos e mapear todos os contatos é essencial para interromper a transmissão", continuou Tedros.
"Sabemos que em alguns países os casos duplicam a cada três ou quatro dias. No entanto, enquanto o Covid-19 acelera muito rápido, e desacelera muito mais lentamente. Por outras palavras, a descida é muito mais lenta do que a subida. Isso significa que as medidas de controlo devem ser levantadas lentamente e com controle", defende para terminar.