A agência norte-americana do medicamento (FDA) anunciou, esta sexta-feira, que um tribunal federal emitiu uma injunção temporária contra a Genesis II Church of Health and Healing, igreja sediada na Florida, impedindo a venda de um produto denominado 'Miracle Mineral Solution' (MMS).
O produto em causa tem vindo a ser publicitado nos Estados Unidos como alegada cura para uma série de doenças, como Alzheimer, autismo, cancro do cérebro, HIV, esclerose múltipla e, mais recentemente, até mesmo a Covid-19.
Em comunicado, o organismo avisou que este é um "medicamento não comprovado e potencialmente prejudicial para a saúde", uma vez que, "quando combinado com o ativador incluído, o MMS tem conteúdo de dióxido de cloro equivalente à lixívia industrial".
"Apesar de um aviso anterior, a Genesis II Church of Health and Healing continuou a colocar ativamente em riso os consumidores ao vender produtos de dióxido de cloro potencialmente perigosos e não aprovados", afirmou o comissário Stephen M. Hahn.
"Não iremos aceitar isto, e a FDA permanece plenamente comprometida com a tomada de fortes ações repressivas contra qualquer vendedor que coloque consumidores americanos inocentes em risco ao oferecer-lhes produtos não comprovados para tratar doenças graves", completou.