AO MINUTO: "Não é tempo de pensar na fatura". Mais 10 mil casos no Brasil
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Global Imagens
Mundo Covid-19
Na primeira semana em que o país retoma gradualmente a atividade económica e social, a tarde desta quinta-feira é marcada pelo primeiro debate quinzenal no Parlamento depois do Estado de Emergência.
Sobre a incidência da pandemia de Covid-19 em Portugal, de acordo com a atualização realizada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), foram registadas mais 16 vítimas mortais, 533 infetados e 182 recuperados nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já tirou a vida a 1.105 pessoas e infetou 26.715 em todo o país.
Sobre o aumento do número de casos que se tem vindo a registar nos últimos dias na região de Lisboa e Vale do Tejo, Graça Freitas referiu, durante a conferência de imprensa diária da DGS de hoje, que "as explicações para este facto estão a procurar-se" e que estão a ser estudados "todos os dados" disponíveis, "quer a nível nacional quer com as autoridades de saúde da região para tentar perceber se" este crescimento "corresponde a fenómenos isolados, se tem uma explicação concreta".
Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h54 - As medidas do Governo de combate à pandemia de Covid-19 chegam aos 12,7% do PIB, entre 0,9% mensais com impacto orçamental e 11,8% sem reflexo no Orçamento do Estado, de acordo com o Programa de Estabilidade.
23h49 - O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que foram registados, até às 19h00 desta quinta-feira, 135.106 casos confirmados de coronavírus e 9.146 mortes provocadas pela doença no país. Estes dados revelam que, nas últimas 24 horas, foram identificados mais 9.888 novos infetados e mais 610 novos óbitos.
23h32 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse, esta noite em entrevista à RTP, que este "não é o tempo de pensar na factura" que os portugueses vão ter que pagar na sequência da crise pandémica, defendendo que "temos que combater a crise na sua primeira dimensão, a sanitária, e que atingiu o mundo na sua quase totalidade de forma muito violenta".
23h20 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ampliou hoje a lista de serviços considerados essenciais para funcionarem durante a pandemia de Covid-19, incluindo a construção civil e atividades industriais num decreto publicado em Diário Oficial da União.
23h16 - Sporting envia mensagem a Quaresma após confronto com Ventura. O clube dos leões, numa publicação nas redes sociais, mostrou estar ao lado do ex-jogador do clube, dizendo apenas "não nos esquecemos dos homens que formamos".
23h09 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou hoje testes diários na Casa Branca depois de se saber que um dos seus assistentes pessoais foi infetado pelo novo coronavírus.
23h07 - "Obrigado a todos os nossos cuidadores pelo trabalho fantástico. (...) Vocês são o pilar da sociedade na luta contra o coronavírus", afirmou Boris Johnson numa publicação divulgada esta noite nas redes sociais, na qual o primeiro-ministro britânico surge num vídeo a bater palmas em Downing Street.
Thank you to all of our carers for your fantastic work, day in, day out. You are pillars of society in the fight against coronavirus. pic.twitter.com/VWi5PQDuRl
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) May 7, 2020
22h59 - A multinacional norte-americana Uber anunciou hoje prejuízos de 2.946 milhões de dólares (2.719 milhões de euros) entre janeiro e março, coincidindo com o início da pandemia de Covid-19.
22h53 - Vários voluntários foram submetidos, esta segunda-feira, ao tratamento experimental que está a ser desenvolvido em Nova Iorque contra a Covid-19. Um dos primeiros voluntários para a vacina contra o novo vírus afirmou estar "feliz por poder ajudar a humaninda".
22h42 - Quatro jogadores da Sampdoria, da liga italiana de futebol, tiveram hoje testes positivos para covid-19, num dia em que já se tinha conhecido três resultados positivos na Fiorentina, do mesmo campeonato.
22h16 - O risco de transmissibilidade da covid-19 nos Açores é atualmente de 0,39 e a região está numa curva descendente, tendo já mais casos recuperados do que positivos, revelou hoje o responsável da Autoridade de Saúde Regional.
21h51 - As autoridades de saúde cabo-verdianas informaram que todos os 27 casos de infeção pelo novo coronavírus anunciados hoje foram detetados no Hospital psiquiátrico da Trindade, na cidade da Praia, que elevou o total para 218 no país.
21h35 - A polícia moçambicana deteve 899 pessoas pelo crime de desobediência durante o estado de emergência em curso no país, devido ao novo coronavírus, anunciou hoje a corporação.
21h33 - A polícia de imigração norte-americana reportou hoje a primeira morte de um migrante indocumentado devido ao novo coronavírus num dos seus centros de detenção, que os ativistas de direitos humanos qualificam como "ratoeiras mortais".
21h25 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu hoje, durante uma conversa telefónica com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que a pandemia do novo coronavírus demonstra a necessidade de se construir a paz e a estabilidade.
21h15 - A pandemia do novo coronavírus já matou 266.919 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.
21h12 - Ministério revela condições para apoio aos sócios-gerentes (e não só). O apoio concedido aos sócios-gerentes pode ser "atribuído àqueles que registem uma faturação anual de até 80 mil euros, independentemente do número de trabalhadores que tenham a cargo", informa o ministério tutelado Ana Mendes Godinho.
21h03 - Depois de ter sido anunciado pelo Governo que a realização de festivais estava proibida até 30 de setembro, várias organizações e produtoras de festivais e concertos anunciaram novas datas e informações sobre os eventos:
- O festival RFM Somnii, agendado para julho, anunciou que irá regressar no próximo ano com um cartaz idêntico.
- A organização do Festival Paredes de Coura admitiu hoje realizar um evento no inverno em 2021, caso se verifiquem as condições de segurança definidas pelas autoridades de saúde devido à Covid-19.
- O concerto do tenor Andrea Bocelli, agendado para Coimbra, em julho, foi hoje adiado para 26 de junho de 2021, daqui a mais de um ano, e continuará a ter a participação de Mariza, anunciou a organização.
- A organização do Festival Monte Verde, que se realiza em São Miguel, está a fazer esforços para que a próxima edição se possa realizar ainda este ano, avançando a possibilidade de fazer uma edição de inverno.
- A 9.ª edição do festival Primavera Sound, no Porto, depois de ter sido adiada de junho para setembro deste ano, já só irá realizar-se em 2021.
- A edição de 2020 do festival de música eletrónica Neopop foi reagendada em face da proibição de realização destes eventos até 30 de setembro, devendo regressar a Viana do Castelo entre 11 e 14 de agosto do próximo ano.
- O Festival Musa Cascais, de música reggae, previsto para o primeiro fim de semana de julho, foi adiado para o mesmo mês do próximo ano.
20h44 - As autoridades da Dinamarca anunciaram que o país vai reabrir os centros comerciais a partir de segunda-feira, e as escolas e restaurantes em 18 de maio.
20h40 - A DGS reforça que, além da frequente lavagem das mãos, é importante proceder à limpeza do telemóvel e das superfícies (bancadas, mesas, teclados de computador, entre outros). Saiba como no vídeo abaixo.
20h38 - O presidente do grupo José de Mello, Vasco de Mello, considerou hoje numa teleconferência que Portugal pode ter uma "oportunidade de ouro" para o relançamento económico pós-Covid-19.
20h30 - A partir de amanhã, os passageiros não residentes que cheguem aos Açores vão continuar a ser obrigados a ficar 14 dias em quarentena num dos cinco hotéis protocolados, devido à covid-19, mas passarão a suportar os custos.
20h20 - O Presidente da República informa, numa curta nota publicada ao início da noite no site da Presidência da República, que já promulgou o diploma do Governo que "alarga as medidas excecionais de proteção social, nomeadamente estendendo o apoio extraordinário dos trabalhadores independentes aos sócios gerentes, bem como à manutenção da atividade profissional, e reforçando a proteção no desemprego e o enquadramento de situações de desproteção social".
20h11 - Depois de um debate quinzenal em que 'marcou' presença, Quaresma regressou às redes sociais para deixar uma mensagem: "Obrigado pelo carinho".
Ver esta publicação no InstagramQue alegria é sermos nós próprios Estou muito feliz com vocês. Obrigado pelo carinho
20h00 - O parlamento aprovou hoje uma proposta de lei sobre a retoma da atividade normal dos tribunais, no contexto da pandemia, que estabelece medidas excecionais e temporárias em matérias como prazos e realização de atos e diligências.
19h55 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se o total de 90 doentes no arquipélago, já com 51 curados, mais um do que na quarta-feira, indicou hoje o secretário regional da Saúde.
19h51 - A chanceler alemã, Angela Merkel, conversou hoje com o Papa Francisco sobre a situação criada no mundo pela pandemia, doença causada pelo novo coronavírus, e convidou-o a visitar a Alemanha assim que a situação permitir.
19h47 - O governo ucraniano anunciou hoje que, a partir da próxima segunda-feira, será iniciado o processo de diminuição gradual das medidas de restrição impostas pelo evitar a propagação do novo coronavírus, que se prolongará até 22 deste mês.
19h27 - Medicamento português poderá ser usado em breve para tratar Covid-19. O laboratório de criopreservação Crioestaminal anunciou a criação de um fármaco experimental composto por células estaminais expandidas com o intuito de tratar doentes infetados com o novo coronavírus.
19h16 - Parlamento dá 'luz' verde' ao alargamento de apoios a sócios-gerentes. A Assembleia da República aprovou hoje, na generalidade, diplomas do PSD, Verdes e PAN para alargar os apoios previstos no âmbito do 'lay-off' a sócios-gerentes de micro e pequenas empresas, no mesmo dia em que o Governo aprovou legislação nesta área.
19h13 - A França anunciou hoje mais 178 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, ficando o número total de óbitos ainda abaixo dos 26 mil (25.987) desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde francesa. Ao todo, o país conta com 137.779 casos confirmados de contaminação do vírus e 55.027 pessoas foram consideradas curadas.
19h11 - Os partidos de direita e o PS chumbaram hoje, no parlamento, projetos de lei do PCP, PEV e PAN para proibir a distribuição de dividendos na banca, grandes empresas e grupos económicos, devido à pandemia de Covid-19.
19h09 - Num momento em que o país começa a retomar a 'normalidade' gradualmente, a nível local continuam a ser anunciadas novas medidas:
- A Câmara de Aveiro decidiu aumentar as áreas das esplanadas para garantir maior segurança, "onde for possível" e se for a vontade dos comerciantes, sem cobrar qualquer taxa.
- A Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje a atribuição de 260 mil euros a 37 entidades culturais, indicou o presidente da autarquia, Miguel Gouveia.
- A Câmara de Vila Real de Santo António está a prestar apoio aos comerciantes no processo de reabertura das lojas, colocando sinalética nas zonas comerciais e distribuindo material informativo.
- A Câmara de Viseu pretende flexibilizar, no verão, a ocupação de espaço público para esplanadas do setor da restauração, na sequência do Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo.
- O município de Mêda, no distrito da Guarda, iniciou o programa de cedência de material informático a alunos do Agrupamento de Escolas local, para acesso a conteúdos pedagógicos através das plataformas digitais.
- A Câmara de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, anunciou hoje que na segunda-feira vai retomar o atendimento presencial no Espaço de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Económico, mediante o uso de máscaras de proteção.
- O município de Almeida, no distrito da Guarda, vai disponibilizar computadores e acessos à internet móvel aos alunos do concelho que não possuem equipamentos para assistirem às aulas à distância.
- A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, procedeu hoje à reabertura de alguns equipamentos municipais, entre eles parques, jardins, bibliotecas e cemitérios.
18h58 - A Assembleia da República aprovou hoje projetos de resolução de PEV, PSD, BE, PAN e PS que recomendam ao Governo o lançamento de uma campanha de sensibilização que ensine a descartar corretamente os equipamentos de proteção da Covid-19.
18h56 - O rastreio à Covid-19 promovido pela Câmara de Matosinhos a 1.331 utentes e funcionários dos 14 lares e instituições de apoio à deficiência resultou em 129 casos positivos, anunciou hoje a autarquia do distrito do Porto.
18h42 - Faculdades da Universidade do Porto com novas medidas para retoma. A realização de exames 'online', suspensão das aulas clínicas e medição da temperatura à entrada, são algumas das medidas delineadas pelas 14 faculdades da Universidade do Porto que, na generalidade, seguem as recomendações da reitoria para retomar as atividades.
18h31 - Cientistas descobrem a sequência de ativação do coronavírus. Pesquisa averiguou como a sequência de ativação da proteína spike permite que o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, invada as células do corpo humano.
18h23 - Os árbitros de futebol vão regressar aos treinos da segunda-feira, com medidas de distanciamento e testes à covid-19, disse à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
18h18 - Os países da União Europeia deverão apresentar na assembleia anual da Organização Mundial da Saúde uma resolução a propor uma averiguação à origem do novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, revelou hoje o chefe da diplomacia europeia.
18h15 - A 14.ª edição do festival de música MEO Marés Vivas 2020, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, foi cancelado hoje e vai regressar em 2021, entre os dias 16 e 18 de julho, anunciou hoje a organização.
18h12 - O PAN questionou hoje a compra de máscaras por ajuste direto à empresa Quilaban, o que primeiro-ministro defendeu ser necessário "pela excecionalidade desta situação", afirmando que estes equipamentos estão a ser adquiridos com transparência a várias empresas.
18h07 - Durante o debate quinzenal, o deputado único e líder da Iniciativa Liberal acusou o primeiro-ministro de ter transmitido uma "visão poética" e "na fronteira do populismo sobre a TAP", ao assegurar que a companhia se manterá com cores nacionais.
18h03 - O processo de rastreio a todos os funcionários dos lares da região Norte do país, no âmbito da Covid-19, está concluído, anunciou hoje o Governo, acrescentando que foram realizados 24 mil testes em cerca de 900 instituições.
17h58 - A Organização Mundial de Saúde estimou hoje que a pandemia provocada pelo novo coronavírus pode matar 190 mil pessoas em África, entre os 44 milhões que podem ficar infetados se as medidas de contenção falharem.
17h51 - Áustria anuncia resultados encorajadores em tratamentos com plasma. A Áustria anunciou hoje a cura de mais três doentes submetidos a transfusões de plasma sanguíneo de pacientes recuperados da Covid-19, um tratamento que está a ser testado em vários países.
17h43 - O Teatro Aveirense vai reabrir a 1 de junho com programação regular com lotação limitada, arcando a Câmara de Aveiro com o custo dos bilhetes dos lugares que tiverem de ficar vazios, pelo distanciamento imposto.
17h41 - O líder do PCP desafiou hoje o Governo a dizer se vai "passar aos quadros" o pessoal médico contratado temporariamente para responder à pandemia e ouviu o primeiro-ministro a admitiu que esse é o desejo do Governo.
17h35 - Os casos de pessoas recuperadas de infeção pelo novo coronavírus em Moçambique passaram de 21 para 24, enquanto os 147 suspeitos testados nas últimas 24 horas revelaram-se negativos.
17h31 - Ventura "teve muito mau perder depois de levar baile de Quaresma". Ainda durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro lembrou o deputado único do Chega que as pessoas da comunidade cigana são, há séculos, "tão portugueses como qualquer um de nós" e que o direito à opinião é uma liberdade de todos. "Minha, sua, do Quaresma ou de quem quer que seja".
17h22 - O Governo britânico revelou esta tarde que morreram mais 539 pessoas devido ao surto de Covid-19. No total, o Reino Unido regista 30.615 óbitos desde o início da pandemia. O número de infetados também continua a subir, tendo chegado hoje aos 206.715 doentes, mais 5.614 do que ontem.
17h07 - A proteção civil italiana anunciou esta tarde que, nas últimas 24 horas, foram registados 1.401 novos casos e 274 mortes. No total, Itália contabiliza agora 215.858 casos positivos desde o início do surto e 29.958 mortes. Mais de 96 mil pessoas recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar.
16h50 - O primeiro-ministro defendeu hoje a atuação da Segurança Social perante a pandemia de Covid-19, numa intervenção em que também convidou trabalhadores informais e independentes a formalizarem a sua relação e começarem a descontar para o sistema público.
16h45 - A máscara de proteção facial não deve ser usada quando a atividade ou a situação clínica dos cidadãos não o permitem, esclareceu hoje a Diretora-Geral da Saúde, quando questionada sobre a morte do treinador de atletismo Nuno Alpiarça.
16h40 - António Costa assegurou hoje que só haverá apoio à TAP com "mais controlo e uma relação de poderes adequada", mas assegurou que a transportadora aérea continuará a "voar com as cores de Portugal".
16h37 - "Ventura tem a cobardia de querer calar quem lhe faz frente". A propósito da polémica sobre a proposta do confinamento de ciganos, a coordenadora do Bloco de Esquerda acusou hoje, no debate quinzenal, o Chega de ter "opiniões repugnantes" e André Ventura de "querer calar quem lhe faz frente".
.@catarina_mart condena proposta de @AndreCVentura e tentativa de calar @07RQuaresma e deixa claro que lutará sempre pelo direito de Ventura a ter "opiniões sobre futebol" e pelo fim da "pouca vergonha" da acumulação de salários com o de deputado, como faz André Ventura. pic.twitter.com/5dlv1DV13C
— Bloco de Esquerda (@EsquerdaNet) May 7, 2020
16h34 - Governo alarga apoios para sócios-gerentes e recibos verdes. O Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, o alargamento as medidas de apoio aos membros de órgãos estatutários que tenham trabalhadores ao seu serviço, tal como António Costa tinha já anunciado. Saiba tudo aqui.
16h30 - Recebeu uma entrega em casa? A DGS emitiu recomendações para estafetas e clientes seguirem em tempos de pandemia:
16h28 - Durante o debate quinzenal que decorre esta tarde, o CDS propôs a criação de uma comissão eventual para que o parlamento acompanhe "todas as matérias excecionais" que estejam relacionadas com a pandemia de Covid-19, como os contratos para aquisição de material de proteção ou combate à pandemia.
16h25 - Alunos do 11.º só terão aulas às disciplinas com exames do seu ano. O Conselho de Ministros esclareceu que os alunos do 11.º anos não terão aulas presenciais nas disciplinas onde só existem exames no 12.º ano. Tirando as dúvidas de professores e famílias, em comunicado, é referido que serão "realizadas presencialmente as disciplinas do secundário do ano em que se façam os exames respetivos".
16h14 - Cabo Verde registou hoje mais 27 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando para 218 o total acumulado no país, informaram as autoridades de saúde.
15h54 - Depois do presidente norte-americano e o irlandês, Xi Jinping ligou esta tarde a Marcelo Rebelo de Sousa, "tendo os dois chefes de Estado abordado temas de interesse bilateral e multilateral, em particular a atual pandemia global e a evolução da situação em cada um dos dois países", revelou uma nota divulgada na página oficial da Presidência.
"Os Presidentes salientaram a cooperação em curso entre os dois países, nomeadamente no setor de material hospitalar produzido na China e necessário ao combate da Covid-19 em Portugal", pode ler-se.
15h51 - Em teletrabalho? Nova aquisição da Zoom garante videochamadas encriptadas. É a mais recente medida para a app de videoconferência garantir mais segurança e privacidade aos utilizadores.
15h44 - Festivais de música proibidos até 30 de setembro. A informação foi hoje anunciada pelo Conselho de Ministros. Saiba mais aqui.
15h38 - Os Açores não registaram novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo um total de 144 infetados pelo novo coronarívus, tendo morrido na região 15 pessoas, anunciaram hoje as autoridades.
15h30 - Já começou o debate quinzenal na Assembleia da República. António Costa defendeu esta quinta-feira no arranque do debate quinzenal que foram pagos os valores respeitantes a todos os pedidos de lay-off válidos que entraram no sistema até ao dia 10 de abril.
"Lamento desiludi-lo mas efetivamente não houve atrasos", começou por responder o primeiro-ministro à questão levantada pelo líder parlamentar do CDS sobre os pagamentos de layoff.
15h21 - A Câmara Municipal de Lisboa divulgou os dias em que a cidade vai 'voltar a abrir'. A autarquia apresentou assim um "plano gradual de desconfinamento" com diversas medidas, sendo que já há datas para a reabertura de espaços verdes, bibliotecas, arquivos e lojas, entre outros. Já a EMEL vai retomar a fiscalização do estacionamento no dia 11 de maio. Fique com o plano apresentado esta quinta-feira AQUI.
15h00 - Questionada sobre poderem fazer "testes retrospetivos", tendo em conta que há informações que apontam para que França tivesse um caso do novo coronavírus em dezembro, antes de haver registo oficial - tendo sido registados como pneumonias -, Graça Freitas disse tratar-se de uma "questão muito complexa mas que está, obviamente, a ser ponderada".
Recorde aqui todos os desenvolvimentos que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta quinta-feira sobre a Covid-19, em Portugal e no mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com