AO MINUTO: "Espécie de semáforo" em praias; Quase 14 mil óbitos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

Notícia

© Reuters

Silvia Abreu
14/05/2020 15:25 ‧ 14/05/2020 por Silvia Abreu

Mundo

Covid-19

Na primeira fase do desconfinamento, que arrancou há 10 dias, a curva epidemiológica em Portugal não sentiu um impacto, sendo que o R (a capacidade que uma pessoa tem de transmitir a doença a outra) ronda o 1%, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde, durante a conferência de imprensa

Nas últimas 24 horas, foram reportados mais nove óbitos e 187 novos casos de infeção.  No total, desde o início da pandemia, Portugal contabiliza 28.319 infetados pelo coronavírus e 1.184 mortes.

Hoje realizou-se a sexta reunião, no Auditório do Infarmed, com os especialistas para avaliar a evolução so surto no país e à saída, o Presidente da República assinalou que tem sido um "desconfinamento muito contido", elogiando a sensibilidade dos portugueses.

O foco está agora na segunda (18 de maio) e terceira (1 de junho) fases do desconfinamento, grandes momentos que o país tem pela frente, alertou ainda o chefe de Estado.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - O registo desta quinta-feira chega agora ao fim e será retomado na manhã de sexta-feira. Para qualquer dúvida relacionada com o novo coronavírus pode consultar aqui o site da Direção-Geral da Saúde. Se tiver sintomas, não hesite e contacte o SNS24. 

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h47 - O Ministério da Saúde brasileiro reportou esta quinta-feira mais 844 óbitos, sendo o número total de vítimas mortais 13.993. Já o número total de casos confirmados é agora de 202.918, tendo sido registados, nas últimas 24 horas, mais 13.944 casos.

23h38 - O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, defendeu hoje que tem de ser garantido o direito dos alunos do ensino secundário a fazer melhoria de nota em exame final.

23h27 - O Ministério da Saúde brasileiro informou hoje, durante uma conferência de imprensa, que há 31.798 profissionais de saúde infetados pela Covid-19 no país e mais 199.768 que são casos suspeitos.

23h17 - A pandemia de Covid-19 não impediu que a população saísse à rua para protestar na Venezuela. Os protestos pela falta de gasolina, água potável, gás e eletricidade na Venezuela, país com uma das maiores reservas de petróleo do mundo, continuaram hoje em quatro estados, incluindo na capital, Caracas.

23h06 - Nova Iorque reúne agora as sete métricas necessárias para dar início à primeira fase de desconfinamento, anunciou hoje o governador da cidade Andrew Cuomo.

22h55 - Algumas empresas públicas e privadas na ilha cabo-verdiana de Santiago retomam a atividade na sexta-feira, apesar da prorrogação do estado de emergência por mais 15 dias que entra em vigor, sendo ainda levantadas restrições à circulação de pessoas.

22h48 - Um sindicato de professores britânico referiu hoje que os professores podem recusar regressar às escolas - quando estas reabrirem - se não for fornecido o mesmo equipamento de proteção pessoal para a Covid-19 que os trabalhadores que combatem na linha da frente recebem, avança o The Guardian.

22h43 - Os restaurantes vão poder reabrir na segunda-feira com metade da lotação e deverão ter uma hora limite para fechar igual para todos, provavelmente as 23h, afirmou hoje o presidente e deputado único do Chega, depois de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial de São Bento.

22h38 - O investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE Riccardo Marchi considerou hoje que a pandemia "retirou palco" aos partidos populistas de direita na Europa, rejeitando a ideia de que estas forças poderão tirar partido da crise.

22h27 - O Ministério do Interior do Catar anunciou hoje que o uso de máscaras no país passa a ser obrigatório a partir de domingo. Quem não cumprir a medida está sujeito a uma coima. Nas últimas 24 horas o Catar reportou 1.733 novos casos, elevando o número total para 28.272.

22h17 - O Governo Regional da Madeira determinou hoje que a percentagem de lucro na comercialização, por grosso e a retalho, de dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, álcool etílico e gel desinfetante é limitada ao máximo de 15%.

22h10 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu hoje às redes sociais para agradecer a todos os que cumprem as indicações e relembrar que "todos temos um papel fundamental" na contenção da propagação do novo coronavírus.

22h04 - O presidente da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) defendeu hoje que, para atraírem clientes na reabertura da atividade, os hotéis devem oferecer serviços, como o jantar ou a cadeira na praia, em vez de baixarem preços.

21h55 - O apelo da OMS à solidariedade. "Através da solidariedade, da confiança e ao trabalharmos juntos temos a oportunidade de transformar uma trágica pandemia num farol de esperança para o futuro do nosso planeta", partilhou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Twitter.

21h44 - A população do Reino Unido dirigiu-se às respetivas portas de casa para aplaudir os profissionais de saúde e todos os trabalhadores que estão na linha da frente na luta contra a Covid-19. O primeiro-ministro Boris Johnson também se juntou ao movimento.

21h19 - O Governo quer permitir o acesso às praias sem medidas coercivas, mas com um apelo à disciplina dos portugueses, estando previsto uma indicação luminosa da lotação do espaço, disse hoje o porta-voz do PAN.

21h12 - O governo britânico admite o regresso da primeira liga inglesa de futebol em junho, após a interrupção devido à pandemia de Covid-19, segundo confirmou hoje o secretário de Estado da Cultura e do Desporto, Oliver Dowden.

21h03 - A pandemia do novo coronavírus já matou 299.638 pessoas e infetou quase de 4,4 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

20h48 - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou hoje os ataques informáticos alegadamente perpetrados por piratas informáticos chineses visando informações sobre vacinas e tratamentos em teste no país contra o Covid-19.

20h36 - Festa do Avante! será certificada pela DGS, mas "isso não é para amanhã". Jerónimo de Sousa salientou, esta quinta-feira, que o PCP agirá "tranquilamente" na realização da Festa do Avante.

20h30 - O Conselho de Governo Regional da Madeira autorizou hoje a reabertura das praias, complexos balneares e acessos ao mar da Região Autónoma a partir de sexta-feira, mediante o cumprimento de algumas regras de segurança devido à Covid-19.

20h25 - A proposta de lei do Governo relativa à proibição, até 30 de setembro, da realização de "festivais e espetáculos de natureza análoga", foi hoje aprovada na generalidade, no parlamento, seguindo agora para discussão na comissão de Cultura.

20h20 - O presidente norte-americano visitou hoje um centro de distribuição de máscaras no estado de Pensilvânia e  resistiu a usar uma máscara em público, apesar das orientações do seu governo, reporta a Reuters.

Notícias ao MinutoTrump recusou usar máscara apesar das recomendações do seu governo© Reuters20h12 - Efeitos do isolamento. Que dia é hoje? Se tem de pensar muito para chegar lá, saiba que não está sozinho. De acordo com uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos da America, grande parte dos 2 mil adultos inquiridos parece não se lembrar de que dia é cinco vezes por semana. 

20h06 -  Foram vários os profissionais de saúde em Espanha que permaneceram dois minutos em silêncio esta quinta-feira - em frente a hospitais do país - em forma de homenagem aos colegas de profissão que morreram vítimas da pandemia de Covid-19.

Notícias ao MinutoA homenagem dos profissionais de saúde em Espanha aos colegas que morreram de Covid-19© Reuters

19h53 - A Irlanda do Norte vai começar a aliviar algumas das restrições impostas para fazer face à Covid-19 na próxima segunda-feira, anunciou hoje a primeira-ministra Arlene Foster, durante uma conferência de imprensa.

Com base "nos conselhos científicos e médicos”, os centros de jardinagem vão poder reabrir - com medidas de distanciamento social - e será possível a realização de cerimónias de casamento para os doentes terminais, disse Arlene Foster.

19h49 - Pelo menos 100.000 trabalhadores da saúde, ou até mais, foram infetados com Covid-19 em todo o mundo, alertou hoje o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN na sigla em inglês), que pediu aos governos que publiquem dados atualizados nesta matéria.

19h44 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:

19h37 - De acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já fez mais de 300 mil vítimas mortais no mundo.

19h25 - A atenção à saúde mental é importante em qualquer altura, sendo que no contexto da pandemia de Covid-19 - que obrigou ao confinamento - se torna ainda mais. Encontrar a felicidade durante esse período pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, há 5 pequenos gestos que podem ajudar.

  • Cozinhe algo delicioso. Vai fazer com que se sinta concretizado.
  • Dê vida ao seu espaço. Compre flores, por exemplo.
  • Perca-se numa boa história. Leia os livros que ficaram esquecidos na estante.
  •  Prepare um banho quente. Vai ajudar a relaxar e a sentir-se melhor. 
  • Seja criativo. Explore a aptidão para as artes manuais, para a música ou para a escrita, por exemplo.

19h10 - Portugal pode ter muitas mais pessoas infetadas com Covid-19 do que as registadas oficialmente, porque há "uma percentagem enorme de indivíduos que não desenvolve sintomas", disse o investigador Henrique Veiga-Fernandes.

19h06 - Manifestação contra Governo espanhol. Desde o último domingo que um grupo de uma centena de manifestantes de direita, diariamente às 21h00 reúne-se no mesmo local a bater em panelas e a gritar a favor da "demissão do governo" e da "liberdade".

19h02 - António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apelou, esta quinta-feira, para que todos os governos se comprometessem em desenvolver "compromissos ambiciosos para a saúde mental na próxima assembleia mundial da saúde".

18h56 - A Madeira não registou hoje qualquer novo caso positivo da Covid-19, o que acontece pelo oitavo dia consecutivo, mantendo os 90 infetados e reportando mais quatro doentes recuperados, informou o Instituto da Administração da Saúde.

18h50 - Um restaurante em Banguecoque, na Tailândia, encontrou uma solução que garante que os clientes cumpram o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde. Nas mesas do restaurante Maison Saigon foram colocados pandas de peluche em lugares estratégicos. Sim, foi mesmo essa a forma que o estabelecimento arranjou para que o cumprimento das medidas seja mais divertido.

Notícias ao MinutoEis a solução do restaurante tailandês© Reuters

18h30 - França registou 351 óbitos e 622 novos casos nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde francês.

17h55 - França vai colocar em quarentena (durante 14 dias) os viajantes provenientes de Espanha, avançam os meios de comunicação franceses, que citam fontes do Palácio do Eliseu

17h51 - Quase um milhão e meio de pessoas perderam o seu emprego no setor da saúde nos Estados Unidos, desde março, incluindo 135.000 em hospitais, com as receitas destes a cair por causa da pandemia de Covid-19.

17h46 - Foram hoje detidas oito pessoas durante uma manifestação na Bulgária, onde cerca de 2.000 pessoas protestaram contra o confinamento e outras medidas impostas para conter a propagação do novo coronavírus, reporta a AFP.

17h33 - A criminalidade em Itália diminuiu cerca de 90% durante os meses de confinamento, decretado para travar o contágio do novo coronavírus, devido ao aumento das patrulhas policiais e às restrições de movimento impostas à população.

17h21 - O secretário de Estado da Saúde disse hoje que as máscaras "têm chegado a toda a população", incluindo às pessoas mais carenciadas, frisando que o esforço da sociedade civil tem permitido a distribuição desse tipo de equipamento.

17h17 - O Bangladesh reportou hoje o primeiro caso confirmado de Covid-19 nos campos de refugiados rohingyas, onde vive cerca de um milhão de pessoas em pobreza extrema, anunciaram hoje as autoridades locais e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

17h04 - Itália registou 262 óbitos e 992 novos casos nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Proteção Civil italiana. No total, a Covid-19 já fez 223.096 infetados e 31.368 vítimas mortais no país. Atualmente, são 76.440 os casos positivos confirmados (-2.017 do que ontem).

17h00 - A Comissão Europeia anunciou hoje a suspensão da entrega de 10 milhões de máscaras de proteção individual de fabrico chinês aos Estados-membros e ao Reino Unido, após dois países se terem queixado da má qualidade dos equipamentos.

16h58 - O Sindicato da Construção de Portugal apela à intervenção do Presidente da República para garantir um efetivo combate à pandemia no setor, garantindo que sem a obrigatoriedade de testes gratuitos poderá haver "centenas ou milhares" de trabalhadores infetados.

16h55 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:

16h51 - A pandemia Covid-19 "expôs lacunas devastadoras" na proteção social nos países em desenvolvimento, alerta a OIT, num relatório divulgado hoje, segundo o qual 55% da população mundial não está coberta pela Segurança Social ou assistência social.

16h49 - O número de enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santo António e Santa Maria infetados com Covid-19 pode ser dez vezes superior ao que se julgava, segundo os resultados de testes feitos a estes profissionais.

16h46 - O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu hoje "sensatez" e atenção a "factos e números", ao comentar os protestos que se têm realizado por todo o país contra as restrições impostas para combater a pandemia de Covid-19.

16h42 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que não quer falar, por agora, com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, ameaçando cortar relações com Pequim, por causa da pandemia de covid-19.

16h34 - Profissionais de saúde na Indonésia queixam-se de um atraso no aumento de número de testes ao novo coronavírus, prometido pelo presidente Joko Widodo, reporta a Reuters. O país contabiliza 16.006 casos confirmados e 1.043 mortes.

O presidente Widodo prometeu em abril que seriam realizados 10 mil testes por dia, mas a meta ainda não foi atingida, sendo que atualmente os testes realizados correspondem a menos de metade desse número. 

16h30 - Cerca de 9,3 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar na Síria, um país devastado pela guerra, indicou hoje o Programa Alimentar Mundial (PAM), considerando que o número recorde deve-se à pandemia e à grave crise económica.

16h24 - Realização de exames em atraso? "Sem medo". O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que se registou uma diminuição do número de colonoscopias e endoscopias realizadas até ao início de maio, considerando que os pacientes podem fazer os exames "sem medo" e "em segurança".

16h15 -A Organização Mundial de Saúde na Europa deixou hoje um alerta aos países de que a "desconfiança" sobre a informação dada pelas autoridades de saúde pode comprometer os esforços feitos até agora para conter o novo coronavírus.

A OMS referiu ainda que "as ações e comportamentos individuais" vão determinar o caminho, que pode levar a população e "um novo normal" ou colocá-la novamente "sob duras restrições"

16h09 - O facto de - ainda esta quarta-feira - o Brasil ter reportado um aumento superior a 11 mil casos em apenas 24 horas, não demove o presidente brasileiro Jair Bolsonaro de defender que a atividade económica do país deve reabrir apesar da pandemia

"Temos de ter coragem para enfrentar o vírus. Está morrendo gente? Está! Lamento! Mas vai morrer muito, muito, muito mais se a economia continuar a ser destroçada por estas medidas", afirmou Bolsonaro.

16h05 - Desinfetar e lavar são dois dos principais conselhos das autoridades de saúde na prevenção do Covid-19. No entanto, como usar lixívia em segurança na desinfeção da casa pode gerar dúvidas. Por isso mesmo, a Direção-Geral da Saúde dá algumas dicas. Ora veja.

16h01 - A União Europeia reclamou hoje o papel de liderança mundial na busca de uma vacina contra a Covid-19 acessível para todos, através da sua campanha global de angariação de fundos, agora também apoiada pela artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos.

15h58 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:

15h52 - Os lares de idosos e unidades de cuidados continuados tiveram 477 mortes por Covid-19 até hoje, a maioria nas regiões Norte e Centro, revelou a diretora-geral da Saúde (DGS).

15h48 - Músicos brasileiros dão este sábado um concerto com transmissão ao vivo na internet para obter recursos e ajudar artistas e comunidades tradicionais do estado do Espírito Santo, durante a pandemia de Covid-19.

15h44 - Voar para fora da União Europeia? Interdito até 15 de junho. O Governo prolonga, a partir das 00h00 da próxima segunda-feira e até 15 de junho, a interdição de voos com destino e a partir de Portugal para e de países fora da União Europeia, revela um despacho.

15h40 - Moscovo atribuiu "outras causas" à morte de 60% dos casos suspeitos de Covid-19. Após realizar autópsias, o país confirmou que 639 pessoas morreram diretamente de complicações pelo novo coronavírus, reporta a CNN.

15h37 - Pandemia no desporto. Uma equipa de inspetores vai verificar se os clubes do campeonato italiano estão a cumprir o protocolo de saúde em vigor no regresso aos treinos, informou hoje a Federação Italiana de Futebol (FIGC).

15h33 - A Fenprof defendeu hoje o reagendamento para setembro das atividades práticas e avaliações presenciais no ensino superior, caso estas não se consigam realizar até ao final de julho, devido à pandemia de Covid-19.

15h32 - Dúvidas sobre o lay-off? O Instituto da Segurança Social (ISS) promove na sexta-feira, dia 15 de maio, uma sessão informativa online sobre o regime de lay-off, de modo a esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o tema, tanto para as empresas como para os trabalhadores. 

15h30 - Manipulação de dados? A Rússia é o segundo país com maior número de infetados, mas fica em 18.º lugar na lista dos que contabilizam mais mortos de Covid-19, o que tem levado os observadores a questionarem-se sobre uma possível manipulação dos números.

15h25 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse hoje que as autoridades norte-americanas falharam no combate à pandemia de Covid-19 e que "abusaram da confiança do povo americano".

15h10 - O Reino Unido registou 428 mortes e 3.446 novos casos nas últimas 24 horas. No total, a Covid-19 já fez 233.151 infetados e  33.614 vítimas mortais.

14h57 - As medidas de desconfinamento decretadas pelo Governo não tiveram impacto na curva epidemiológica, embora sejam expectáveis entre 200 a 300 casos novos de Covid-19 todos os dias, disse hoje a direção-geral da Saúde (DGS).

Recorde aqui o AO MINUTO anterior.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas