Na primeira fase do desconfinamento, que arrancou há 10 dias, a curva epidemiológica em Portugal não sentiu um impacto, sendo que o R (a capacidade que uma pessoa tem de transmitir a doença a outra) ronda o 1%, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde, durante a conferência de imprensa.
Nas últimas 24 horas, foram reportados mais nove óbitos e 187 novos casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, Portugal contabiliza 28.319 infetados pelo coronavírus e 1.184 mortes.
Hoje realizou-se a sexta reunião, no Auditório do Infarmed, com os especialistas para avaliar a evolução so surto no país e à saída, o Presidente da República assinalou que tem sido um "desconfinamento muito contido", elogiando a sensibilidade dos portugueses.
O foco está agora na segunda (18 de maio) e terceira (1 de junho) fases do desconfinamento, grandes momentos que o país tem pela frente, alertou ainda o chefe de Estado.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
00h00 - O registo desta quinta-feira chega agora ao fim e será retomado na manhã de sexta-feira. Para qualquer dúvida relacionada com o novo coronavírus pode consultar aqui o site da Direção-Geral da Saúde. Se tiver sintomas, não hesite e contacte o SNS24.
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h47 - O Ministério da Saúde brasileiro reportou esta quinta-feira mais 844 óbitos, sendo o número total de vítimas mortais 13.993. Já o número total de casos confirmados é agora de 202.918, tendo sido registados, nas últimas 24 horas, mais 13.944 casos.
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil - 14/05
202.918 casos confirmados
109.446 em acompanhamento
79.479 recuperados
13.993 óbitos
2.000 óbitos em investigação
Saiba mais https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/r1PAxQhXWW
— Ministério da Saúde (@minsaude) May 14, 2020
23h38 - O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, defendeu hoje que tem de ser garantido o direito dos alunos do ensino secundário a fazer melhoria de nota em exame final.
23h27 - O Ministério da Saúde brasileiro informou hoje, durante uma conferência de imprensa, que há 31.798 profissionais de saúde infetados pela Covid-19 no país e mais 199.768 que são casos suspeitos.
23h17 - A pandemia de Covid-19 não impediu que a população saísse à rua para protestar na Venezuela. Os protestos pela falta de gasolina, água potável, gás e eletricidade na Venezuela, país com uma das maiores reservas de petróleo do mundo, continuaram hoje em quatro estados, incluindo na capital, Caracas.
23h06 - Nova Iorque reúne agora as sete métricas necessárias para dar início à primeira fase de desconfinamento, anunciou hoje o governador da cidade Andrew Cuomo.
NEW: Central New York has now met all seven metrics to begin Phase 1 of reopening on May 15th.It joins Mohawk Valley, Southern Tier, Finger Lakes, and the North Country.
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) May 14, 2020
22h55 - Algumas empresas públicas e privadas na ilha cabo-verdiana de Santiago retomam a atividade na sexta-feira, apesar da prorrogação do estado de emergência por mais 15 dias que entra em vigor, sendo ainda levantadas restrições à circulação de pessoas.
22h48 - Um sindicato de professores britânico referiu hoje que os professores podem recusar regressar às escolas - quando estas reabrirem - se não for fornecido o mesmo equipamento de proteção pessoal para a Covid-19 que os trabalhadores que combatem na linha da frente recebem, avança o The Guardian.
22h43 - Os restaurantes vão poder reabrir na segunda-feira com metade da lotação e deverão ter uma hora limite para fechar igual para todos, provavelmente as 23h, afirmou hoje o presidente e deputado único do Chega, depois de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial de São Bento.
22h38 - O investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE Riccardo Marchi considerou hoje que a pandemia "retirou palco" aos partidos populistas de direita na Europa, rejeitando a ideia de que estas forças poderão tirar partido da crise.
22h27 - O Ministério do Interior do Catar anunciou hoje que o uso de máscaras no país passa a ser obrigatório a partir de domingo. Quem não cumprir a medida está sujeito a uma coima. Nas últimas 24 horas o Catar reportou 1.733 novos casos, elevando o número total para 28.272.
Starting from Sunday, May 17,2020 wearing facemasks is mandatory for all upon leaving house for any reason, except in the case when a person is alone while driving a vehicle. The @MOI_QatarEn is authorized to take necessary measures in this regard #MOIQatar #YourSafetyIsMySafety pic.twitter.com/9VLMZmHSL5
— Ministry of Interior (@MOI_QatarEn) May 14, 2020
22h17 - O Governo Regional da Madeira determinou hoje que a percentagem de lucro na comercialização, por grosso e a retalho, de dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, álcool etílico e gel desinfetante é limitada ao máximo de 15%.
22h10 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu hoje às redes sociais para agradecer a todos os que cumprem as indicações e relembrar que "todos temos um papel fundamental" na contenção da propagação do novo coronavírus.
22h04 - O presidente da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) defendeu hoje que, para atraírem clientes na reabertura da atividade, os hotéis devem oferecer serviços, como o jantar ou a cadeira na praia, em vez de baixarem preços.
21h55 - O apelo da OMS à solidariedade. "Através da solidariedade, da confiança e ao trabalharmos juntos temos a oportunidade de transformar uma trágica pandemia num farol de esperança para o futuro do nosso planeta", partilhou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Twitter.
Through solidarity,through trust, through working together we have a chance to turn a tragic pandemic into a beacon of hope for the future of our planet - @DrMikeRyan #COVID19 pic.twitter.com/Xn7UUH4Hgb
— World Health Organization (WHO) (@WHO) May 14, 2020
21h44 - A população do Reino Unido dirigiu-se às respetivas portas de casa para aplaudir os profissionais de saúde e todos os trabalhadores que estão na linha da frente na luta contra a Covid-19. O primeiro-ministro Boris Johnson também se juntou ao movimento.
Thank you to those wonderful people who care for all of us when we need it the most. Tonight, we clapped for all of you. #ThankYouNHS #ClapForCarers pic.twitter.com/ogD2vG4JUX
— Boris Johnson #StayAlert (@BorisJohnson) May 14, 2020
21h19 - O Governo quer permitir o acesso às praias sem medidas coercivas, mas com um apelo à disciplina dos portugueses, estando previsto uma indicação luminosa da lotação do espaço, disse hoje o porta-voz do PAN.
21h12 - O governo britânico admite o regresso da primeira liga inglesa de futebol em junho, após a interrupção devido à pandemia de Covid-19, segundo confirmou hoje o secretário de Estado da Cultura e do Desporto, Oliver Dowden.
21h03 - A pandemia do novo coronavírus já matou 299.638 pessoas e infetou quase de 4,4 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.
20h48 - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou hoje os ataques informáticos alegadamente perpetrados por piratas informáticos chineses visando informações sobre vacinas e tratamentos em teste no país contra o Covid-19.
20h36 - Festa do Avante! será certificada pela DGS, mas "isso não é para amanhã". Jerónimo de Sousa salientou, esta quinta-feira, que o PCP agirá "tranquilamente" na realização da Festa do Avante.
20h30 - O Conselho de Governo Regional da Madeira autorizou hoje a reabertura das praias, complexos balneares e acessos ao mar da Região Autónoma a partir de sexta-feira, mediante o cumprimento de algumas regras de segurança devido à Covid-19.
20h25 - A proposta de lei do Governo relativa à proibição, até 30 de setembro, da realização de "festivais e espetáculos de natureza análoga", foi hoje aprovada na generalidade, no parlamento, seguindo agora para discussão na comissão de Cultura.
20h20 - O presidente norte-americano visitou hoje um centro de distribuição de máscaras no estado de Pensilvânia e resistiu a usar uma máscara em público, apesar das orientações do seu governo, reporta a Reuters.
Trump recusou usar máscara apesar das recomendações do seu governo© Reuters20h12 - Efeitos do isolamento. Que dia é hoje? Se tem de pensar muito para chegar lá, saiba que não está sozinho. De acordo com uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos da America, grande parte dos 2 mil adultos inquiridos parece não se lembrar de que dia é cinco vezes por semana.
20h06 - Foram vários os profissionais de saúde em Espanha que permaneceram dois minutos em silêncio esta quinta-feira - em frente a hospitais do país - em forma de homenagem aos colegas de profissão que morreram vítimas da pandemia de Covid-19.
A homenagem dos profissionais de saúde em Espanha aos colegas que morreram de Covid-19© Reuters
19h53 - A Irlanda do Norte vai começar a aliviar algumas das restrições impostas para fazer face à Covid-19 na próxima segunda-feira, anunciou hoje a primeira-ministra Arlene Foster, durante uma conferência de imprensa.
Com base "nos conselhos científicos e médicos”, os centros de jardinagem vão poder reabrir - com medidas de distanciamento social - e será possível a realização de cerimónias de casamento para os doentes terminais, disse Arlene Foster.
The Executive is able to announce some small steps forward. Success will require continued partnership amongst us all. pic.twitter.com/CUy8uVRkoz
— Arlene Foster #We’llMeetAgain (@DUPleader) May 14, 2020
19h49 - Pelo menos 100.000 trabalhadores da saúde, ou até mais, foram infetados com Covid-19 em todo o mundo, alertou hoje o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN na sigla em inglês), que pediu aos governos que publiquem dados atualizados nesta matéria.
19h44 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:
- A Câmara de Coimbra está a promover o levantamento gradual das medidas de confinamento para iniciar a "recuperação e revitalização da economia", mas sem deixar de manter como prioridade o combate à Covid-19.
- A Câmara de Santa Comba Dão anunciou hoje que vai atribuir prémios dos 200 aos 1.000 euros através de um sorteio a realizar entre os consumidores do comércio local.
- Dois juízes nos Açores tiveram parecer positivo da Autoridade de Saúde da região para, ao viajarem do continente para o arquipélago, não cumprirem quarentena em hotel.
19h37 - De acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já fez mais de 300 mil vítimas mortais no mundo.
19h25 - A atenção à saúde mental é importante em qualquer altura, sendo que no contexto da pandemia de Covid-19 - que obrigou ao confinamento - se torna ainda mais. Encontrar a felicidade durante esse período pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, há 5 pequenos gestos que podem ajudar.
- Cozinhe algo delicioso. Vai fazer com que se sinta concretizado.
- Dê vida ao seu espaço. Compre flores, por exemplo.
- Perca-se numa boa história. Leia os livros que ficaram esquecidos na estante.
- Prepare um banho quente. Vai ajudar a relaxar e a sentir-se melhor.
- Seja criativo. Explore a aptidão para as artes manuais, para a música ou para a escrita, por exemplo.
19h10 - Portugal pode ter muitas mais pessoas infetadas com Covid-19 do que as registadas oficialmente, porque há "uma percentagem enorme de indivíduos que não desenvolve sintomas", disse o investigador Henrique Veiga-Fernandes.
19h06 - Manifestação contra Governo espanhol. Desde o último domingo que um grupo de uma centena de manifestantes de direita, diariamente às 21h00 reúne-se no mesmo local a bater em panelas e a gritar a favor da "demissão do governo" e da "liberdade".
19h02 - António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apelou, esta quinta-feira, para que todos os governos se comprometessem em desenvolver "compromissos ambiciosos para a saúde mental na próxima assembleia mundial da saúde".
#COVID19 is not only attacking our physical health; it is also increasing psychological suffering.Mental health services are an essential part of all government responses to #coronavirus.They must be expanded and fully funded.https://t.co/AOoxqkMJBb pic.twitter.com/j0KpYfPNkF
— António Guterres (@antonioguterres) May 14, 2020
18h56 - A Madeira não registou hoje qualquer novo caso positivo da Covid-19, o que acontece pelo oitavo dia consecutivo, mantendo os 90 infetados e reportando mais quatro doentes recuperados, informou o Instituto da Administração da Saúde.
18h50 - Um restaurante em Banguecoque, na Tailândia, encontrou uma solução que garante que os clientes cumpram o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde. Nas mesas do restaurante Maison Saigon foram colocados pandas de peluche em lugares estratégicos. Sim, foi mesmo essa a forma que o estabelecimento arranjou para que o cumprimento das medidas seja mais divertido.
Eis a solução do restaurante tailandês© Reuters
18h30 - França registou 351 óbitos e 622 novos casos nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde francês.
#Coronavirus | Point de situation du jeudi 14 mai : 27 425 décès liés au #COVID1920 463 personnes hospitalisées2 299 patients graves en réanimation59 605 personnes sont rentrées à domicileLire le communiqué de presse : https://t.co/hhvi8vr73K
— Ministère des Solidarités et de la Santé (@MinSoliSante) May 14, 2020
17h55 - França vai colocar em quarentena (durante 14 dias) os viajantes provenientes de Espanha, avançam os meios de comunicação franceses, que citam fontes do Palácio do Eliseu.
17h51 - Quase um milhão e meio de pessoas perderam o seu emprego no setor da saúde nos Estados Unidos, desde março, incluindo 135.000 em hospitais, com as receitas destes a cair por causa da pandemia de Covid-19.
17h46 - Foram hoje detidas oito pessoas durante uma manifestação na Bulgária, onde cerca de 2.000 pessoas protestaram contra o confinamento e outras medidas impostas para conter a propagação do novo coronavírus, reporta a AFP.
17h33 - A criminalidade em Itália diminuiu cerca de 90% durante os meses de confinamento, decretado para travar o contágio do novo coronavírus, devido ao aumento das patrulhas policiais e às restrições de movimento impostas à população.
17h21 - O secretário de Estado da Saúde disse hoje que as máscaras "têm chegado a toda a população", incluindo às pessoas mais carenciadas, frisando que o esforço da sociedade civil tem permitido a distribuição desse tipo de equipamento.
17h17 - O Bangladesh reportou hoje o primeiro caso confirmado de Covid-19 nos campos de refugiados rohingyas, onde vive cerca de um milhão de pessoas em pobreza extrema, anunciaram hoje as autoridades locais e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
17h04 - Itália registou 262 óbitos e 992 novos casos nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Proteção Civil italiana. No total, a Covid-19 já fez 223.096 infetados e 31.368 vítimas mortais no país. Atualmente, são 76.440 os casos positivos confirmados (-2.017 do que ontem).
#Coronavirus: prosegue il calo dei pazienti in terapia intensiva Totale positivi: 76.440Dimessi e guariti: 115.288Deceduti: 31.368Casi totali: 223.096Aggiornamento dati sanitari del #14maggio
https://t.co/2k5WW0EewqGuarda la mappa https://t.co/wyExzEN2RH pic.twitter.com/AM7oN48sGf
— Dipartimento Protezione Civile (@DPCgov) May 14, 2020
17h00 - A Comissão Europeia anunciou hoje a suspensão da entrega de 10 milhões de máscaras de proteção individual de fabrico chinês aos Estados-membros e ao Reino Unido, após dois países se terem queixado da má qualidade dos equipamentos.
16h58 - O Sindicato da Construção de Portugal apela à intervenção do Presidente da República para garantir um efetivo combate à pandemia no setor, garantindo que sem a obrigatoriedade de testes gratuitos poderá haver "centenas ou milhares" de trabalhadores infetados.
16h55 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:
- A Câmara de Vila Nova de Gaia vai permitir esplanadas em lugares de estacionamento, jardins, praças ou largos, uma medida "provisória" que visa apoiar os estabelecimentos de restauração e bebidas alvo de restrições decorrentes da pandemia de Covid-19.
- A Câmara Municipal de Cascais vai disponibilizar, a partir da próxima semana, testes serológicos gratuitos à Covid-19 a todos os habitantes do concelho.
- O Governo dos Açores remeteu aos membros do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional uma proposta de portaria que atualiza as datas do termo do ano letivo nos Açores devido à situação provocada pela pandemia.
16h51 - A pandemia Covid-19 "expôs lacunas devastadoras" na proteção social nos países em desenvolvimento, alerta a OIT, num relatório divulgado hoje, segundo o qual 55% da população mundial não está coberta pela Segurança Social ou assistência social.
16h49 - O número de enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santo António e Santa Maria infetados com Covid-19 pode ser dez vezes superior ao que se julgava, segundo os resultados de testes feitos a estes profissionais.
16h46 - O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu hoje "sensatez" e atenção a "factos e números", ao comentar os protestos que se têm realizado por todo o país contra as restrições impostas para combater a pandemia de Covid-19.
16h42 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que não quer falar, por agora, com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, ameaçando cortar relações com Pequim, por causa da pandemia de covid-19.
16h34 - Profissionais de saúde na Indonésia queixam-se de um atraso no aumento de número de testes ao novo coronavírus, prometido pelo presidente Joko Widodo, reporta a Reuters. O país contabiliza 16.006 casos confirmados e 1.043 mortes.
O presidente Widodo prometeu em abril que seriam realizados 10 mil testes por dia, mas a meta ainda não foi atingida, sendo que atualmente os testes realizados correspondem a menos de metade desse número.
16h30 - Cerca de 9,3 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar na Síria, um país devastado pela guerra, indicou hoje o Programa Alimentar Mundial (PAM), considerando que o número recorde deve-se à pandemia e à grave crise económica.
16h24 - Realização de exames em atraso? "Sem medo". O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que se registou uma diminuição do número de colonoscopias e endoscopias realizadas até ao início de maio, considerando que os pacientes podem fazer os exames "sem medo" e "em segurança".
16h15 -A Organização Mundial de Saúde na Europa deixou hoje um alerta aos países de que a "desconfiança" sobre a informação dada pelas autoridades de saúde pode comprometer os esforços feitos até agora para conter o novo coronavírus.
A OMS referiu ainda que "as ações e comportamentos individuais" vão determinar o caminho, que pode levar a população e "um novo normal" ou colocá-la novamente "sob duras restrições"
To us all: we all have a role to play to keep #COVID19 at bay. Our behaviour determines #COVID19 behaviour. It’s up to us now. Thank you. @hans_kluge
— WHO/Europe (@WHO_Europe) May 14, 2020
16h09 - O facto de - ainda esta quarta-feira - o Brasil ter reportado um aumento superior a 11 mil casos em apenas 24 horas, não demove o presidente brasileiro Jair Bolsonaro de defender que a atividade económica do país deve reabrir apesar da pandemia.
"Temos de ter coragem para enfrentar o vírus. Está morrendo gente? Está! Lamento! Mas vai morrer muito, muito, muito mais se a economia continuar a ser destroçada por estas medidas", afirmou Bolsonaro.
16h05 - Desinfetar e lavar são dois dos principais conselhos das autoridades de saúde na prevenção do Covid-19. No entanto, como usar lixívia em segurança na desinfeção da casa pode gerar dúvidas. Por isso mesmo, a Direção-Geral da Saúde dá algumas dicas. Ora veja.
16h01 - A União Europeia reclamou hoje o papel de liderança mundial na busca de uma vacina contra a Covid-19 acessível para todos, através da sua campanha global de angariação de fundos, agora também apoiada pela artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos.
“I know how important it is to join efforts, get the right skills and support the big idea.”Portuguese plastic artist Joana Vasconcelos joins the coronavirus #GlobalResponse.#UnitedAgainstCoronavirus pic.twitter.com/xNRkqpS7Tf
— European Commission #UnitedAgainstCoronavirus (@EU_Commission) May 14, 2020
15h58 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:
- A Câmara de Portimão vai suportar os custos com os testes para despistagem da covid-19 aos 300 professores e funcionários das escolas do concelho que reiniciam funções na próxima semana.
- As autoridades vão reforçar a vigilância nas saídas dos comboios na estação do Espadanal, em Azambuja, para evitar aglomerações de passageiros e prevenir o contágio da Covid-19.
- A Câmara de Tarouca distribuiu cerca de 10 mil máscaras reutilizáveis pelos habitantes do concelho.
15h52 - Os lares de idosos e unidades de cuidados continuados tiveram 477 mortes por Covid-19 até hoje, a maioria nas regiões Norte e Centro, revelou a diretora-geral da Saúde (DGS).
15h48 - Músicos brasileiros dão este sábado um concerto com transmissão ao vivo na internet para obter recursos e ajudar artistas e comunidades tradicionais do estado do Espírito Santo, durante a pandemia de Covid-19.
15h44 - Voar para fora da União Europeia? Interdito até 15 de junho. O Governo prolonga, a partir das 00h00 da próxima segunda-feira e até 15 de junho, a interdição de voos com destino e a partir de Portugal para e de países fora da União Europeia, revela um despacho.
15h40 - Moscovo atribuiu "outras causas" à morte de 60% dos casos suspeitos de Covid-19. Após realizar autópsias, o país confirmou que 639 pessoas morreram diretamente de complicações pelo novo coronavírus, reporta a CNN.
15h37 - Pandemia no desporto. Uma equipa de inspetores vai verificar se os clubes do campeonato italiano estão a cumprir o protocolo de saúde em vigor no regresso aos treinos, informou hoje a Federação Italiana de Futebol (FIGC).
15h33 - A Fenprof defendeu hoje o reagendamento para setembro das atividades práticas e avaliações presenciais no ensino superior, caso estas não se consigam realizar até ao final de julho, devido à pandemia de Covid-19.
15h32 - Dúvidas sobre o lay-off? O Instituto da Segurança Social (ISS) promove na sexta-feira, dia 15 de maio, uma sessão informativa online sobre o regime de lay-off, de modo a esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o tema, tanto para as empresas como para os trabalhadores.
15h30 - Manipulação de dados? A Rússia é o segundo país com maior número de infetados, mas fica em 18.º lugar na lista dos que contabilizam mais mortos de Covid-19, o que tem levado os observadores a questionarem-se sobre uma possível manipulação dos números.
15h25 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse hoje que as autoridades norte-americanas falharam no combate à pandemia de Covid-19 e que "abusaram da confiança do povo americano".
15h10 - O Reino Unido registou 428 mortes e 3.446 novos casos nas últimas 24 horas. No total, a Covid-19 já fez 233.151 infetados e 33.614 vítimas mortais.
As of 9am 14 May, there have been 2,219,281 tests, with 126,064 tests on 13 May. 1,593,902 people have been tested of which 233,151 tested positive. As of 5pm on 13 May, of those tested positive for coronavirus, across all settings, 33,614 have sadly died. pic.twitter.com/VrfhlNVWar
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) May 14, 2020
14h57 - As medidas de desconfinamento decretadas pelo Governo não tiveram impacto na curva epidemiológica, embora sejam expectáveis entre 200 a 300 casos novos de Covid-19 todos os dias, disse hoje a direção-geral da Saúde (DGS).
Recorde aqui o AO MINUTO anterior.