A ministra do Turismo de Espanha, Reyes Maroto, anunciou, esta quinta-feira, que o país vai levantar as restrições nas fronteiras terrestres com Portugal e França a partir do dia 22 de junho, de acordo com a Reuters.
De recordar que as fronteiras do país vizinho estão encerradas, com algumas exceções, desde meados de março, altura em que Espanha se viu confrontada com o novo coronavírus.
A ministra do Turismo do país terá ainda dado a indicação de que será levantada a quarentena obrigatória para as pessoas que cheguem ao país por via terrestre, mas essa medida ainda carece de aprovação.
Do lado português, a informação mais recente adiantada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, dá conta de uma manutenção do encerramento das fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existir uma quarentena interna no país vizinho. O Conselho de Ministros decidiu o encerramento das fronteiras com o país vizinho pelo menos até 15 de junho.
Eduardo Cabrita lembrou, no entanto, que nesta altura é autorizada a circulação de trabalhadores transfronteiriços "dentro dos pontos de passagem autorizados" e a deslocação de trabalhadores sazonais.
Além disso, acrescentou, Portugal, em articulação com as autoridades espanholas, tem corredores sanitários que permitem aos emigrantes portugueses vindos de França atravessar Espanha, "não para estar em Espanha, mas para virem até Portugal".