Michelle Bachelet considera que a proteção dos direitos humanos é fundamental para evitar o surgimento de novos conflitos.
A Alta Comissária interveio numa reunião virtual do Conselho sobre direitos humanos no contexto das operações de paz das Nações Unidas.
"À medida que a crise da covid-19 se agrava, desafiando sociedades, economias e instituições em todas as regiões, o papel dos direitos humanos no apoio às missões das operações de paz e na resposta às raízes dos conflitos e da instabilidade torna-se crucial", disse.
Bachelet salientou que apenas com medidas para responder às violações dos direitos humanos se pode impedir o regresso da violência a áreas pós-conflito, como muitos dos locais onde operam os "capacetes azuis" da ONU.
Neste momento de crise, apelou para um maior investimento nessas estruturas e apoio político ao seu trabalho.
"O financiamento adequado das missões de direitos humanos do Conselho de Segurança para operações de paz é um dos melhores e mais eficientes investimentos no interesse de todos", argumentou Bachelet.
Embora o Conselho de Segurança discuta frequentemente questões de direitos humanos em diferentes conflitos, o debate de hoje foi o primeiro a ser dedicado exclusivamente a esta questão e com um enfoque mais geral.
A sessão, promovida pela Alemanha, que detém a presidência do órgão este mês, foi moderada pela ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.