Eros é um labrador de 8 anos que se tornou, durante a pandemia da Covid-19, no melhor funcionário da própria dona.
O animal é visto diariamente a subir e descer ruas com um cesto de vegetais e frutas na boca. Afinal, Eros é o novo estafeta do mini mercado El Porvenir, na cidade de Medellin, na Colômbia.
O animal é pago com biscoitos e festinhas, refere a NBC New York. E é assim que decora os seus clientes.
"Ele ajuda-nos a manter o distanciamento social. E as pessoas adoram quando o enviamos", afirma a dona Maria Natividade Botero.
Segundo conta a NBC, nem sempre o animal teve uma vida fácil. Foi salvo de um abrigo para animais depois de o filho de Maria ter insistido muito em ter um cão. Apesar da renitência inicial, a família acabou por apaixonar-se pelo animal, que há cerca de quatro anos se juntou ao serviço da família e acompanhou os seus donos nas entregas.
Ao longo destes últimos anos, Eros decorou o nome daqueles que o acarinhavam e agora, embora não saiba ler moradas, recorda-se muito bem do nome dos clientes e do local onde vivem.
Numa altura em que na Colômbia as novas infeções subiram subiram para mais de 3 mil por dia, os autarcas das cidades estão a impor medidas de distanciamento social e a limitar o número de dias por semana em que as pessoas podem ir às compras. Isso tem servido para valorizar o trabalho dos estafetas no país, e em particular de Eros.