O exército israelita anunciou hoje novos bombardeamentos contra posições do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de balões incendiários a partir do enclave palestiniano para o território de Israel.
"Aviões de combate, helicópteros militares e tanques atacaram posições do Hamas na Faixa de Gaza", incluindo "um sistema de defesa naval (...), infraestruturas subterrâneas e postos de observação", anunciou o exército num comunicado, adiantando ter agido em "resposta" à continuação do lançamento de balões incendiários.
Estes ataques acontecem no dia seguinte ao do anúncio de um acordo de normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, criticado pelos palestinianos, incluindo o Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
Durante a semana passada, o exército israelita reivindicou uma série de ataques noturnos contra posições do Hamas em represália ao lançamento de balões incendiários, alguns dos quais causaram incêndios no sul de Israel, sem vítimas.
Israel responsabiliza o Hamas, com quem travou três guerras e dezenas de escaramuças, por toda a violência proveniente do enclave palestiniano com dois milhões de habitantes.