"Sei que muitas pessoas perguntam quando estarão abertas as nossas fronteiras, especialmente o nosso aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional de Kotoka", disse Akufo-Addo num discurso no domingo à noite, citada pela AFP.
A intenção do Presidente surge depois do fecho de fronteiras, escolas e aeroportos em março, para combater a propagação da pandemia da covid-19.
"Segundo as minhas instruções, o Ministério da Aviação, a Autoridade da Aviação Civil e a Companhia dos Aeroportos do Gana estão a trabalhar com o Ministério da Saúde e as suas entidades para assegurar que estamos prontos para reabrir o nosso aeroporto até 1 de setembro", disse o Presidente, acrescentando: "Mas vou certificar-me de que somos capazes de testar todos os passageiros que chegam ao país para evitar a propagação do vírus".
O Gana, um dos países mais testados na África Ocidental, reportou 42.653 casos de coronavírus, incluindo 239 mortes, que afetaram cerca de 30 milhões de pessoas, de acordo com a AFP.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos, incluindo 1.778 em Portugal, e infetou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.