O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 8.964 casos de contágio ao balanço total, sendo que 3.168 casos foram registados nas últimas 24 horas, um número maior do que o reportado na véspera (2.440 nas 24 horas anteriores).
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 534.513 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa, tendo sido o primeiro país a ultrapassar o meio milhão de casos confirmados.
As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 78 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, um número inferior ao dia anterior (98, acumulado desde sexta-feira), mas muito acima dos registos diários apresentados desde o final de maio (maioritariamente abaixo de 10 óbitos por dia).
Em termos globais, Espanha já contabiliza 29.594 mortes desde o início da crise pandémica.
Ainda de acordo com as autoridades sanitárias, há quase 8 mil pessoas hospitalizadas, sendo que 1.051 estão em unidades de cuidados intensivos (UCI).
Sublinhe-se que o número de casos de contágio reportados são sempre sujeitos a modificação, uma vez que o país atualiza dados de forma retroativa. O número global de infeções diárias (que hoje são 8.964) integra registos ocorridos nos últimos dias, cuja comunicação pelas administrações regionais de saúde é feita em dias não coincidentes.