AO MINUTO: Portugal regista número mais elevado de casos desde abril
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Segundo os dados mais recentes, Portugal contabilizou mais três mortos e 646 novos casos relacionados com a Covid-19. Desde o início da pandemia, o país registou 1.849 mortes e 61.541 casos de infeção.
Esta quarta-feira, a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford suspenderam os testes a uma potencial vacina contra a Covid-19. Já estava na fase final de testes, mas uma reação adversa num voluntário levou a que o processo fosse interrompido.
A pandemia já provocou mais de 898 mil mortos e 27,6 milhões de infetados em 196 países e territórios de todo o mundo.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
15h50 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.
15h46 - A comitiva da seleção bielorrussa de futebol de sub-21 registou seis casos confirmados de Covid-19, revelou hoje Graça Freitas, diretora-geral da Saúde. "Perante o aparecimento de três casos, a UEFA tomou a decisão de adiar o jogo e nós, na saúde, tomámos a decisão de testar todas as pessoas envolvidas com esta equipa da Bielorrússia", esclareceu.
15h43 - O Papa Francisco condenou hoje quem se quer apropriar de futuras vacinas contra a covid-19 e tentativas de aproveitamento político e económico da pandemia, apelando aos políticos e às sociedades para defenderem o bem comum.
15h41 - Uma cadeia de transmissão do novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 já infetou seis pessoas, em Moura, e levou a autoridade de saúde a testar funcionários e utentes de um centro de dia na aldeia de Safara.
15h33 - África registou 207 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.701, em 1.313.219 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 7.062 novos casos e houve mais 5.484 recuperados, para um total de 1.050.567.
15h14 - O governo alemão vai levantar no dia 30 de setembro a recomendação geral contra as viagens não essenciais a "zonas de risco" de contaminação por Covid-19 substituindo a medida por avisos específicos por países e regiões.
14h52 - O primeiro-ministro britânico justificou hoje a proibição de ajuntamentos com mais de seis pessoas em Inglaterra com o desrespeito das regras de distanciamento social, que resultou num aumento significativo do número de infeções com covid-19 nas últimas semanas.
14h37 - O Instituto Nacional de Saúde dos Países Baixos anunciou que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 1.140 casos de infeção por coronavírus, o número diário mais elevado desde abril. "Não está a correr bem", afirmou o ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge.
14h33 - A conferência de imprensa do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira já começou. Pode acompanhar aqui.
14h14 - Detetado mais um caso de Covid-19 na Real Sociedad. Já lá vão seis. O avançado hispano-brasileiro Willian José recorreu, esta quarta-feira, às redes sociais para comunicar que contraiu uma infeção pelo novo coronavírus, detetada na mais recente bateria de exames realizada ao plantel e prometeu tudo fazer para "voltar o mais rápido possível".
14h11 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais três vítimas mortais e 646 infetados pelo novo coronavírus. Este é o número mais elevado de contágios diários desde o dia 20 de abril. Segundo a atualização divulgada esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no total, o país soma agora 1.849 vítimas mortais e 61.541 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Quanto ao número de recuperados, Portugal regista agora 43.284 pessoas dadas como curadas, mais 138 do que ontem.
Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 9 de setembro, que pode ser consultado integralmente em https://t.co/NGP4dUkEie#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/aDyU6I1mVA
— DGS (@DGSaude) September 9, 2020
14h08 - O número infeções pelo novo coronavírus foi "amplamente subestimado" e cerca de 89% dos casos passaram despercebidos nos Estados Unidos entre o início da pandemia e 18 de abril, revela uma investigação hoje divulgada. Desde o início da pandemia e até 18 de abril, terão ocorrido nos Estados Unidos 6,4 milhões de casos de covid-19, mas só foram confirmados cerca de 700.000, o que significa que o número de infeções foi "amplamente subestimado" e que 89% dos casos passaram despercebidos.
13h28 - O novo coronavírus já causou a morte de mais de 898 mil pessoas e infetou mais de 27,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais. De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 898.503 pessoas e 27.631.550 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.
12h51 - "Acordámos com a má notícia da suspensão dos testes da vacina". António Costa reagiu, durante uma visita à Bienal de Arte Têxtil de Guimarães, à suspensão da vacina da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. Estas são as vacinas que Portugal vai receber.
12h45 - Dois passageiros, de nacionalidade francesa, e quatro tripulantes de um navio cruzeiro que opera no rio Douro, da empresa CroisiEurope, testaram positivo à Covid-19, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.
12h24 - O Barcelona anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao final da manhã desta quarta-feira, que o jogador Samuel Umtiti já recebeu alta médica após ter sido dado como recuperado de uma infeção pelo novo coronavírus. O internacional francês pode, assim, regressar aos treinos sob as ordens de Ronald Koeman, quase um mês depois.
[COMUNICADO MÉDICO]@samumtiti ha recibido el alta médica de su infección por Covid-19 pic.twitter.com/7xt5IJEFeX
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) September 9, 2020
12h19 - O concelho de Arouca contabilizava esta manhã 200 casos ativos de Covid-19 entre os seus quase 22.400 habitantes, revelou hoje a autarquia, realçando nesse quadro epidemiológico o regresso a funções dos 30 bombeiros que estavam em quarentena.
12h07 - Os pulmões danificados pelo novo coronavírus podem reparar-se em três meses? É o que dizem os resultados preliminares de um estudo apresentado no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia.
11h50 - Ajuntamentos de mais de seis pessoas vão ser ilegais em Inglaterra, a partir de segunda-feira, 14 de setembro, devido a uma subida nos novos casos de Covid-19. Deverá aplicar-se a situações de exterior ou no interior de habitações. No entanto, serão feitas algumas exceções - como escolas, emprego, casamentos, funerais e desportos de equipa - e as multas irão variar entre os 110 e os 3.540 euros. Os detalhes serão anunciados pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, numa conferência de imprensa na tarde desta quarta-feira.
11h44 - A Comissão Europeia concluiu hoje conversações exploratórias com a farmacêutica BioNTech-Pfizer com vista à possível compra de uma vacina contra a Covid-19, sendo o sexto laboratório com que o executivo comunitário negoceia.
11h35 - A República Checa registou 1.164 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de casos diários desde o início da pandemia em março, informou hoje o Ministério da Saúde na sua página oficial na internet.
11h27 - No 2.º trimestre de 2020, os aeroportos nacionais movimentaram 434,0 mil passageiros, representando um decréscimo de 97,4% (-15,4% no 1º trimestre de 2020), resultado do impacto da pandemia de Covid-19 e das medidas restritivas adotadas ao nível do espaço aéreo.
11h04 - De Espanha, mais precisamente de Leganés, chega-nos a história de uma empregada que mandou cremar corpo da patroa que morreu de Covid-19 e ocupou a casa onde trabalhava. Segundo o El Mundo, as filhas da vítima de 75 anos não foram avisadas da morte e quando deram conta o corpo da mãe já tinha sido cremado.
11h02 - O calendário de lançamentos da Netflix foi inevitavelmente afetado pela pandemia e por regras sanitárias de prevenção com a empresa a ser obrigada a suspender grande parte das suas produções de séries originais. No entanto, de acordo com o co-CEO da Netflix, Reed Hastings, as produções começaram agora a ser retomadas em alguns territórios.
10h37 - As ações da AstraZeneca chegaram a cair quase 6%, esta quarta-feira, depois de a farmacêutica ter anunciado que suspendeu os testes da vacina contra o novo coronavírus, devido a uma reação adversa séria num participante do estudo.
10h23 - A Metro do Porto anunciou hoje um reforço de oferta e a aplicação de medidas adequadas à proteção da saúde pública a partir de 14 de setembro, data do início do ano letivo.
O Metro do Porto vai enfrentar o regresso às aulas reforçando a capacidade das composições, a fiscalização e a limpeza. Para fazer frente ao aumento previsto de passageiros, passa a funcionar sempre com veículos duplos entre as 6:00 e as 20:00.https://t.co/Wp0bI52Hsc
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) September 9, 2020
10h16 - O Instituto Nacional de Toxicologia espanhol recebeu 26 pedidos de consulta por intoxicação por falso remédio "milagroso" que promete combater a Covid-19. A substância, à base de clorito de sódio, já é vendido na Internet há uma década e promete curar tudo - cancro, autismo, sida, hepatites, entre outros - passando agora também pela Covid-19. Já foi emitido um comunicado, esta semana, citado pelo ABC, a alertar para a "toxicidade do produto, composto em 28% por clorito de sódio, nocivo para a saúde".
9h48 - A República Checa vai impor o uso obrigatório de máscara no interior dos edifícios a partir desta quinta-feira. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Adam Vojtěch, que justificou a decisão com uma subida de novas infeções no país.
Kvli zhorujc se epidemiologické situaci jsem dnes ráno svolal mimořádné jednání Centrálního cího týmu @ChytraKarantena. S odborníky jsme se shodli, e od zra zavedeme povinnost nosit rouu ve vnních prostorách budov v celé R. Podrobnosti vydáme v phu dne.
— Adam Vojth (@adamvojtechano) September 9, 2020
9h36 - Um passageiro que seguia a bordo de um avião da Allegiant Air foi expulso depois de, aparentemente, ter pedido a uma hospedeira de bordo para usar máscara de proteção. As imagens da situação que ocorreu no aeroporto de Punta Gorda, na Florida, rapidamente chegaram às redes sociais.
This elderly man was thrown off @allegiant airline this morning from Punta Gorda Florida this morning Because he asked the flight attendant why he had to wear a mask and she didn’t have to wear one pic.twitter.com/xZoui5zCrg
— Patrick (@peter61809160) September 7, 2020
9h12 - Uma família norte-americana do estado da Florida tem como única fonte de rendimento a banca de limonada dos filhos como consequência da pandemia. O Independent conta a história de Erin Bailey, uma mãe solteira com quatro filhos pequenos, que ficou sem emprego em março e que não conseguiu procurar outro entretanto, pois, como as escolas estavam fechadas, não tinha com quem deixar os filhos. A banca de limonada das crianças tinha sido criada para terem o seu próprio dinheiro para as pequenas coisas, mas acabou se tornar o único 'salário' da família.
This single mom in Florida with 4 kids needs help! The pandemic took away her business and she has to homeschool her family. They've been living off her kids lemonade stand in the meantime but that doesn't bring much. Please help!https://t.co/d7n0Vufc0t
— Queen Mermaid of Oceanlandia (@IamR00by) September 8, 2020
8h29 - No desporto, a imprensa dá conta de que Rúben Semedo só estará a aguardar fazer teste à Covid-19 para rumar ao Benfica. Recorde-se que o defesa-central do Olympiacos testou positivo a uma infeção pelo novo coronavírus, no passado dia 21 de agosto, e só poderá viajar Portugal quando testar negativo por duas vezes.
8h23 - Os testes em fase final da vacina de Oxford foram suspensos enquanto a empresa investiga se o caso está realmente relacionado com a vacina ou é mera coincidência. Perceba que o aconteceu com o voluntário aqui.
8h15 - Recorde alguns dos pontos importantes do dia de ontem:
- Dezoito utentes e dois funcionários do Lar de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, encontram-se infetados pela Covid-19. As 33 pessoas ligadas ao lar foram testadas após um utente ter dado positivo para o novo coronavírus.
- Seis pessoas ligadas à comunidade piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim continuam infetadas com Covid-19. Três são pescadores e outros três trabalham em atividades do setor, mas em terra. Há ainda 17 pescadores que estão submetidos a regime confinamento por terem tido contacto com pessoas infetadas.
- Os números voltaram a subir em Arouca. Após não terem sido identificados quaisquer casos positivos ou mortes associadas à Covid-19 na segunda-feira, ontem registaram-se mais cinco infetados e uma vítima mortal no concelho. Há, atualmente, 193 casos ativos em Arouca e sete óbitos.
- A Residências Montepio garantiu hoje que o surto de Covid-19 no lar do Porto encontra-se em fase de resolução, não se registando novos casos de residentes positivos desde o dia 20 de agosto.
- A linha SNS 24 já recebeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação de rastreio 'StayAway Covid' de terem estado em contacto com alguém infetado, segundo o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
- A página do Painel Serológico Nacional do Instituto de Medicina Molecular (iMM) João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa, ficou bloqueada durante várias horas devido às milhares de visitas que recebeu. O site foi criado para que os portugueses possam inscrever-se no maior estudo serológico nacional da Covid-19.
7h38 - A Alemanha registou esta quarta-feira que foram identificados 1.176 novos casos de infeção por coronavírus e morreram mais nove pessoas nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o país contabiliza nesta altura 253.474 casos de contágio e 9.338 óbitos.
7h35 - A Índia registou 89.706 casos e 1.115 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, quando o Governo se prepara para reabrir parcialmente as escolas, depois de mais de cinco meses fechadas. De acordo com o Ministério da Saúde, o número total de casos da Índia chegou aos 4,37 milhões e o de mortes subiu para 73.890. É o segundo país com maior número de casos no mundo e o terceiro em mortes, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.
7h32 - A América Latina e Caraíbas ultrapassaram na terça-feira as 300 mil mortes causadas pela Covid-19, de acordo com uma contagem da agência de notícias France-Presse (AFP), com base em números oficiais. O destaque vai para o Peru, que ultrapassou os 30 mil óbitos no mesmo dia e regista a maior taxa de mortes do mundo em relação ao número de habitantes, com 93,28 mortes por 100 mil habitantes.
7h27 - O governador de Nova Iorque acusou na terça-feira o presidente dos Estados Unidos de "tentar ativamente matar Nova Iorque". Nomeadamente no que à Covid-19 diz respeito. Andrew Cuomo referiu que Donald Trump era o responsável por fazer de Nova Iorque o epicentro global da doença em março, com várias dezenas de milhares de mortos. "Donald Trump causou o surto de coronavírus em Nova Iorque, isso é um facto", atirou [ao minuto 33.50].
In New York City holding a briefing. Watch Live: https://t.co/iorOWePfqk
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) September 8, 2020
7h23 - A China atingiu hoje 24 dias consecutivos sem registar casos locais de Covid-19, já que os dois novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai e na província de Sichuan.
Desde o início da pandemia, a China registou 85.146 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
7h16 - No Brasil, o governador do Distrito Federal brasileiro, que engloba a capital, Brasília, testou positivo para o novo coronavírus, informaram fontes oficiais na noite de terça-feira. Já no estado de São Paulo, foco da pandemia no país, foram reabertas na terça-feira as atividades presenciais nas escolas, mas a adesão foi pouca, com apenas 10% a 15% dos estudantes.
O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 4,1 milhões de casos e 127.464 óbitos), depois dos Estados Unidos.
7h09 - A Argentina registou 12.027 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando o meio milhão de casos desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde. O país, com 44 milhões de habitantes, contabilizou 500.034 casos do novo coronavírus desde o início da epidemia. No último dia, a Argentina registou ainda 278 mortes provocadas pela doença, elevando o total de óbitos para 10.405.
7h07 - Os Estados Unidos registaram 389 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 25.873 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o ínicio da pandemia, o país contabilizou 189.557 óbitos e 6.325.042 casos de Covid-19. São o país com mais mortos e também com mais casos de infeção confirmados.
7h03 - A farmacêutica AstraZeneca suspendeu os testes da fase final da vacina que está a desenvolver contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo. "Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", indicou a companhia em comunicado.
7h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de seguimento da evolução da pandemia no país e no mundo. Se quiser recordar o acompanhamento anterior pode clicar aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com