Um dos incêndios que mais preocupa as corporações de bombeiros da Califórnia, nos Estados Unidos, é o Valley Fire, localizado em San Diego. De forma a travar a “rápida progressão” deste incêndio, as autoridades alocaram oito aviões de grande envergadura para ajudarem no combate a este incêndio.
Estes aviões estão a lançar um produto retardante de fogo de forma a travar o avanço das chamas. Os bombeiros de San Diego County publicaram no Twitter um vídeo que mostra o retardante de cor vermelha a ser lançado por um Boeing 747 numa zona montanhosa, perto de Alpine.
“Pode ser uma visão espetacular quando o retardante é despejado”, escreveu a corporação na legenda do vídeo.
O Valley Fire já consumiu mais de sete mil hectares. Esta terça-feira foi um dia mais otimista para os bombeiros, com a ajuda do tempo, nomeadamente a descida das temperaturas. 11% do incêndio está dado como contido.
No entanto, a situação pode agravar-se esta quarta-feira. Segundo o The San Diego Union-Tribune, o estado do tempo vai deteriorar-se com os fortes ventos de Santa Ana, que poderão eliminar o progresso registado ontem.
Numa conferência de imprensa, Tony Mecham, chefe dos bombeiros de Cal Fire San Diego, foi claro sobre o efeito adverso que estes ventos poderão ter no Valley Fire. “Temos um gigante adormecido nesta região”, disse.
O Valley Fire já destruiu 20 habitações e três edifícios comerciais. Mais de duas mil estruturas estão ameaçadas pelas chamas.