Médico de Trump diz que presidente já desenvolveu anticorpos contra vírus

Comunicado lançado esta quarta-feira pelo médico pessoal de Donald Trump indica que o presidente está sem sintomas há 24 horas e que já desenvolveu anticorpos contra a doença Covid-19. Não é, porém, revelado quando é que o presidente testou negativo.

Notícia

© Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images

Anabela Sousa Dantas
07/10/2020 19:07 ‧ 07/10/2020 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Donald Trump

O presidente norte-americano continua sem sintomas da doença Covid-19 e agora poderá ter desenvolvido anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, de acordo com a última atualização do médico da Casa Branca, Sean Conley, lançada esta quarta-feira.

"O presidente disse esta manhã 'sinto-me ótimo'! O seu exame físico e os sinais vitais, incluindo a saturação de oxigénio e frequência respiratória, permanecem estáveis e dentro dos parâmetros normais", indicou o especialista.

"Está sem febre há mais de quatro dias e sem sintomas há mais de 24 horas, e nem recebeu ou precisou de oxigénio suplementar desde a hospitalização inicial", acrescentou.

Sean Conley revelou, ainda, que os exames laboratoriais do presidente, feitos na segunda-feira, mostram "níveis detetáveis de anticorpos IgG do SARS-CoV-2".

Não foi, porém, revelado quando é que o presidente testou negativo pela primeira vez. De acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), pode demorar entre uma a três semanas após a infeção para o corpo desenvolver anticorpos. Sabe-se, também, que Donald Trump foi tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma percentagem média inferior a 10% da população desenvolveu anticorpos contra a Covid-19. A diretora técnica da OMS para a organização do estudo da doença, Maria Van Kerkhove, indicou no final de setembro que existem centenas de estudos de soroprevalência com resultados muito diferentes e que, "por isso, é difícil chegar a conclusões categóricas, mas em princípio mostram que mais de 90% dos indivíduos permanecem livres de anticorpos".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas