Viveram-se momentos de pânico ao final da tarde desta quarta-feira em Edmonton, no norte de Londres. Um homem conduziu o seu automóvel, um BMW, contra a esquadra da polícia e de seguida atirou líquido inflamável para a estrada e ateou-lhe fogo, segundo o Evening Standard. Foi rapidamente atirado ao chão por uma pessoa que estava no local e posteriormente detido por dois agentes da polícia.
A esquadra da polícia de Edmonton foi evacuada como uma medida de precaução e os agentes só regressaram às instalações às 22 horas locais (a mesma hora em Portugal Continental). O incidente não causou feridos.
“Parece ter sido um incidente isolado e não aparenta estar relacionado com terrorismo. Fico agradado pelo facto de não representar um risco maior para a comunidade. Os agentes da polícia local vão prosseguir com a sua investigação, mas nesta altura não estamos a procurar mais suspeitos”, disse o comandante da Metropolitan Police Ade Adelekan.
#UPDATE | The incident outside Edmonton Police Station on Wednesday evening is not being treated as terror-related.Commander Ade Adelekan says: "This appears to have been an isolated incident and I’m confident there is no wider risk to the community." https://t.co/Z3xL7Ztvg9
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) November 12, 2020
Uma das testemunhas no local referiu ao Evening Standard que o incidente poderia ter proporções mais graves. “Ele estava a deitar gasolina para todo o lado na direção do carro, Mas, felizmente, deixou um espaço, por isso as chamas não chegaram ao carro”, contou o homem, que acrescentou que as pessoas deviam estar muito assustadas.
O ‘mayor’ de Londres, Sadiq Kahn, revelou que está em “contacto constante” com a comissária da Metropolitan Police, Cressida Dick. “Estou grato aos agentes da polícia e outros serviços de emergência que controlaram a situação e continuam a investigar o incidente”, escreveu no Twitter.
I'm in constant contact with the @MetPoliceUK Commissioner about the major incident in Edmonton this evening. I’m grateful to the police officers and other emergency services who brought the situation under control and continue to investigate the incident. https://t.co/IxZ9mlzJlr
— Sadiq Khan (@SadiqKhan) November 11, 2020
O suspeito de 45 anos enfrenta diversas acusações.