Partidos pró-europeus chegam a acordo para formar governo na Roménia

Três partidos pró-europeus de centro-direita chegaram hoje a acordo na Roménia para formar governo com o economista e atual ministro das Finanças, Florin Citu, como primeiro-ministro, na sequência das eleições legislativas de 06 de dezembro.

Notícia

© iStock

Lusa
21/12/2020 19:37 ‧ 21/12/2020 por Lusa

Mundo

Roménia

"Queremos dar rapidamente à Roménia um governo que conduza reformas para modernizar o país", afirmou Ludovic Orban, líder dos Liberais (PNL, no poder), que vai formar uma coligação com outras duas formações.

Os responsáveis das duas formações, a aliança centrista USR PLUS e o partido da minoria húngara, UDMR, anunciaram que vão propor o atual ministro das Finanças, Florin Citu, de 48 anos, para o cargo de primeiro-ministro.

"Tenho a certeza de que será um governo estável, dedicado aos interesses dos cidadãos", afirmou Citu, diplomado em Economia após doutoramento na universidade do Iowa, nos Estados Unidos.

O Presidente romeno, Klaus Iohannis, que já se tinha declarado a favor de um governo de centro-direita, convocou de imediato os partidos políticos para consultas na terça-feira.

O chefe de Estado deve nomear oficialmente Citu como primeiro-ministro, depois deste último pedir um voto de confiança no Parlamento antes do final do ano.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas