AO MINUTO: "Estamos a pagar alívio do Natal". Mais 1.242 óbitos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Reuters

Melissa Lopes
06/01/2021 15:20 ‧ 06/01/2021 por Melissa Lopes

Mundo

Pandemia

Portugal ultrapassou esta quarta-feira, e pela primeira vez, os 10 mil novos casos de infeção pelo novo coronavírus, num dia que fica também marcado pelo elevado número de mortos: 91.

A ministra da Saúde alertou esta quarta-feira que Portugal enfrenta uma nova "fase de imensa pressão" no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que os próximos dias vão ser "muito duros", devido ao crescimento de casos de Covid-19.

Frisando a necessidade de "garantir resposta a uma procura que se prevê crescente nos próximos dias", Marta Temido pediu aos hospitais Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para suspenderem toda a atividade não urgente, de acordo com o Expresso. Uma medida que tem efeitos imediatos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Este acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas retomaremos um novo registo na manhã de quinta-feira.

Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h15 - O Brasil notificou 63.430 novas infeções pelo novo coronavírus e 1.242 mortos relacionados com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o Brasil registou 7.873.830 diagnósticos positivos e 198.974 óbitos.

22h28 - O Governo de Marrocos aprovou o uso da vacina AstraZeneca contra a covid-19, desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford do Reino Unido, segundo noticiou hoje a agência AP.

22h15 - O Presidente da República afirmou hoje que está em vigilância e impedido de se juntar a "aglomerações significativas" durante 14 dias, na sequência do contacto com um elemento da sua Casa Civil infetado com o novo coronavírus.

22h00 - Hospital de Évora apela ao transporte só de doentes urgentes. O afluxo de doentes com Covid-19 ao hospital de Évora subiu "40%" entre o início e o fim de dezembro e deverá agravar-se, alertou hoje a responsável hospitalar, apelando ao transporte só de infetados que efetivamente necessitem.

21h55 - A Madeira regista hoje 110 novos casos de Covid-19, tal como na segunda-feira, o valor mais elevado desde o início da pandemia, elevando assim para 2.302 o número acumulado de infetados, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h55 - O aumento de casos de Covid-19 verificado hoje deve-se ao alívio das restrições no país durante a época do Natal, sendo previsível que os números se mantenham altos nos próximos dias, afirmaram especialistas à Lusa.

20h30 - A nova variante do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido já circula em Espanha há duas semanas em pessoas sem vínculo epidemiológico com aquele país. Isso mesmo comprovam as análises que encontraram as mesmas mutações do vírus em amostras recolhidas há duas semanas a dois doentes sem qualquer ligação com o Reino Unido, noticia o El Pais.

19h43 - António Costa marcou presença, esta quarta-feira, no debate que decorreu na Assembleia da República e que antecedeu a aprovação do novo Estado de Emergência, entretanto decretado pelo Presidente Marcelo.

19h25 - "A nova variante da nova variante do SARS-CoV-2 está a espalhar-se rápido", alerta o Serviço Nacional de Saúde britânico, pedindo a todos os cidadãos que cumpram a sua parte para travar a propagação do vírus. Recorde-se que o Reino Unido bateu, esta quarta-feira, valores máximos quer de contágios quer de óbitos, ao somar mais de mil mortes relacionadas com a Covid-19 e mais de 62 mil novas infeções.

19h15 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alertou hoje que o Hospital dos Covões, em Coimbra, está "em rutura" e considerou que o aumento de camas para doentes com covid-19 tem de ser acompanhado por um reforço de profissionais.

19h05 - Mais de um milhão de residentes na União Europeia já receberam uma dose da vacina contra a covid-19, com os dinamarqueses, alemães e italianos a liderarem o processo, segundo um relatório divulgado hoje pela agência France-Press (AFP).

19h00 - Atualização dos dados em França: França registou nas últimas 24 horas 25.379 novos casos de covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 2.705.618, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

18h35 - O Presidente da República já decretou o oitavo Estado de Emergência. Numa mensagem publicada no site da Presidência, Marcelo sublinha ainda são "escassos ainda os dados que possam ser relacionados com o período decorrido entre 23 e 27 de dezembro, ou seja, o período de alívio de medidas pelo Natal, bem como do período seguinte, de Ano Novo, embora os números mais recentes sejam muito preocupantes, demonstrando a imperiosidade das medidas de emergência".

Marcelo fundamenta que "os números de casos e de mortos nos últimos dias impõe uma cuidadosa contensão, ou seja, permanência por uma semana do regime em vigor, até que, entre o dia 12 e o dia 13, se possa decidir acerca de eventual nova renovação, sua duração e conteúdo", depois da reunião com os especialistas.

"Sendo vontade de todos nós que o estado de emergência cesse logo que não seja estritamente necessário e tendo o começo da vacinação trazido acrescida esperança, a pandemia continua, ainda, a ir mais depressa do que a vacinação. O que explica os sacrifícios que nos continuam a ser pedidos e a paciente coragem com que têm sido enfrentados, que se impõe a todos, a começar pelo Presidente da República", pode ler-se na nota.

18h00 - As primeiras vacinas da Moderna, cuja comercialização foi hoje autorizada pela Comissão Europeia, chegam a Portugal nos "próximos dias", anunciou o coordenador da "task-force" para o plano de vacinação contra a covid-19.

17h45 - Erros nos critérios de prioridade na vacinação? O Conselho de Administração do Hospital de Coimbra admitiu que pode ter havido falhas. Mas, em sua defesa, justifica que é impossível a inexistência de erros num processo que foi feito em tempo recorde e que conta com uma limitação no que diz respeito ao número de doses de vacinas.

17h35 - A ocupação das camas dedicadas à Covid-19 nos hospitais do Norte era na segunda-feira de 78,3% nos cuidados intensivos, de acordo com dados da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

17h20 - Vale reforçar a mensagem: "O vírus entra no corpo pelo nariz e pela boca. O vírus entra no corpo, em qualquer corpo, por isso só há uma solução, não deixar o vírus entrar".

17h10 - O presidente da Câmara de São João da Pesqueira disse hoje que os mais de 60 utentes e funcionários do lar Pesqueira Amiga estão todos com teste positivo para o novo coronavírus e "todos assintomáticos".

16h55 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) considerou que o Presidente da República teve um contacto com o assessor, que testou positivo à Covid-19, de baixo risco. Desta forma, o debate na SIC com André Ventura vai acontecer de forma presencial.

16h52 - O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, o oitavo Estado de Emergência, no âmbito da pandemia da Covid-19. Desta vez, a renovação do estado de exceção aplica-se durante oito dias, até 15 de janeiro.

16h50 -Tal como aconteceu a 23 de dezembro com a vacina da Pfizer, o ISQ vai começar esta quarta-feira os ensaios às arcas congeladoras que irão receber a vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19, que foi hoje aprovada para uso na União Europeia pela Agência Europeia do Medicamento. Neste caso, as arcas deverão estar a -20ºC e os ensaios decorrerão no armazém central, na zona de Coimbra (Arazede), informa a empresa em comunicado.

16h36 - As forças de segurança detiveram seis pessoas pelo crime de desobediência, todas em concelhos de risco moderado, aplicaram 379 coimas e encerraram 40 estabelecimentos entre 09 e 23 de dezembro, período do estado de emergência devido à pandemia.

16h30 - Atualização dos dados no Reino Unido: O Reino Unido reportou esta quarta-feira um recorde de casos - 62.322 - pelo segundo dia consecutivo e um novo máximo de óbitos, 1.041 óbitos nas últimas 24 horas.

16h25 - Atualização dos dados em Itália: Itália registou, nas últimas 24 horas, 20.331 novos casos de infeção e 548 mortos associados à Covid-19. No dia anterior, o país tinha somado 15.378 contágios e 649 vítimas mortais. No total, Itália acumula, desde o início da pandemia, 2.201.945 infetados e 76.877 óbitos.

16h00 - Seguindo a recomendação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a Comissão Europeia autorizou a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna. As primeiras entregas da vacina em países da Europa deverão começar na próxima semana. Até à data, sublinhe-se, a Comissão Europeia assegurou 160 milhões de doses da vacina da Moderna contra a Covid-19.

15h30 - Falando na Assembleia da República, Marta Temido sublinhou que "num contexto de uma emergência, aquilo que fizemos foi o recurso ao Estado de Emergência como forma de enquadrar restrições à liberdade de direitos e garantias. Gostávamos de referir que hoje temos uma situação epidemiológica que nos mostra que precisamos de medidas excecionais".

A governante frisou ainda que "estamos a discutir a utilização de um mecanismo excecional, que utilizamos com proporcionalidade, com contenção e com grande sentido de responsabilidade para restringir direitos, liberdades e garantias dos portugueses para salvaguardar a saúde pública num contexto especialmente agressivo".

Fazendo um balanço do período do último Estado de Emergência, Marta Temido realçou que foram realizados o maior número de testes já alguma vez realizados no SNS. 59 mil testes realizados no dia 23 de dezembro. "Em dezembro, a rede laboratorial realizou mais de um milhão de testes, e portanto, não baixamos esta guarda, como não baixamos a guarda na contratação de recursos humanos", disse, argumentando que havia em novembro mais 425 médicos especialistas no SNS do que em novembro do ano anterior. A ministra destacou ainda a elaboração do plano de vacinação, "aquele que tão bem está a funcionar neste momento". Até ontem às 17h30, foram administradas 42.035 vacinas contra a Covid-19 no país, informou. "É para isso que cá estamos, e vamos continuar a estar cá para isso mesmo", rematou.

15h10 - A renovação do Estado de Emergência até ao dia 15 de janeiro é hoje votada no Parlamento. Para já, discute-se os resultados do último estado de exceção.

15h00 - O Presidente da República testou negativo à Covid-19, depois de ter feito dois testes na sequência de um contacto positivo. Marcelo manter-se-á em isolamento. O debate das presidenciais com André Ventura, na SIC, mantém-se.

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui o acompanhamento AO MINUTO das incidências da pandemia no país e no mundo. Recorde aqui os desenvolvimentos que marcaram a manhã de hoje.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal 'bate' novo máximo; Presidente Marcelo em isolamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas