O Ministério dos Transportes da Indonésia revelou este sábado que está em curso uma operação de busca e resgate após as autoridades terem perdido contacto com um avião da companhia Sriwijaya Air, adianta a Sky News.
O voo doméstico SJY 182 partiu do aeroporto de Jacarta, a capital da Indonésia, e tinha como destino a cidade de Pontianak, situada na parte indonésia da ilha do Bornéu.
O avião que desapareceu dos radares é um Boeing 737-500.
Mais de 50 pessoas estariam a bordo da aeronave.
A Sriwijaya Air referiu que está a investigar o desaparecimento do aparelho e que "vai divulgar um comunicado oficial depois de reunir informação mais precisa".
O The New York Times avança que as autoridades perderam contacto com a aeronave quando esta sobrevoava o mar de Java. O último contacto com a tripulação ocorreu às 14h40 locais (7h40 em Portugal Continental).
Poucos minutos após ter descolado, o avião da Sriwijaya Air perdeu mais de três mil metros de altitude em 60 segundos, segundo o Flightradar24.
Sriwijaya Air flight #SJ182 lost more than 10.000 feet of altitude in less than one minute, about 4 minutes after departure from Jakarta.https://t.co/fNZqlIR2dz pic.twitter.com/MAVfbj73YN
— Flightradar24 (@flightradar24) January 9, 2021
O setor da aviação na Indonésia tem um registo de segurança mau e debate-se frequentemente com problemas.
Em 2018, o voo 610 da Lion Air caiu no mar de Java. As 189 pessoas que estavam a bordo morreram. O acidente deveu-se a falhas no sistema de controlo automatizado do aparelho da Boeing, um 737 Max.
[Notícia atualizada às 11h20]
Leia Também: AO MINUTO: Recolher em 91% dos concelhos; Efeitos psicológicos da Covid