Itália recomenda alternativas à vacina da AstraZeneca para os idosos

Itália recomendou hoje a adoção de alternativas à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca para os cidadãos com mais de 55 anos, apesar de ter autorizado a administração em todos os adultos.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
30/01/2021 21:56 ‧ 30/01/2021 por Lusa

Mundo

Covid-19

"A Agência Italiana de Medicamentos (AIFA) autoriza a vacina da AstraZeneca para a prevenção da doença covid-19 em pessoas com mais de 18 anos de idade, como recomendado pela Agência Europeia do Medicamento", adiantou o organismo, observando, porém, "um grau de incerteza" quanto à eficácia em pessoas com mais de 55 anos, uma vez que este grupo etário está "mal representado" nos ensaios.

Nesse sentido, a AIFA preconizou "o uso preferencial da vacina AstraZeneca, na pendência de mais dados, em indivíduos com idades compreendidas entre os 18-55 anos", e aconselha "o uso preferencial de vacinas de RNA mensageiro para indivíduos mais velhos e/ou mais frágeis". A mesma preocupação já havia sido expressa pelas autoridades alemãs em relação à eficácia da vacina em pessoas com mais de 65 anos.

A decisão da AIFA surge um dia depois de a Agência Europeia do Medicamento ter autorizado a introdução no mercado comunitário da vacina AstraZeneca/Oxford para todas as pessoas com 18 ou mais anos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: AO MINUTO: 5 mil mortes em 30 dias. Funcionários de pastelaria vacinados?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas