EUA com 90 mil mortes só em janeiro. "Próximas semanas serão duras"

O mês de janeiro foi o mês mais mortífero da pandemia nos Estados Unidos, tendo ultrapassado o número de mortes registadas em dezembro. Autoridades de saúde avisam que se vive "o pior de dois mundos", nesta altura.

Notícia

© Alexi Rosenfeld/Getty Images

Notícias ao Minuto
01/02/2021 21:51 ‧ 01/02/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Os Estados Unidos registaram em janeiro um recorde de 90 mil mortes associadas ao vírus SARS-CoV-2, um novo máximo de mortes causadas pela doença num mês, apesar de se assistir, no país, a um desacelerar do ritmo de contágio.

A informação foi esta segunda-feira avançada pelo grupo de trabalho da Casa Branca dedicado à pandemia.

Rochelle Walensky, diretora do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC, na sigla em inglês), indicou, em conferência de imprensa, que não se tinha ainda registado este número de mortes num único mês desde o início da pandemia no país.

A Universidade Johns Hopkins clarificou que morreram 95.245 pessoas por causa da Covid-19, entre o dia 1 e 31 de janeiro, ultrapassando as 77.486 mortes registadas em dezembro.

"Agora mesmo é o pior de dois mundos. É inverno. Está a ficar cada vez mais frio, as pessoas estão a juntar-se mais, há um número muito grande pessoas nos Estados Unidos que se recusa a usar máscara, que não se distancia", explicou Paul Offit, um responsável do regulador do medicamento (FDA), citado pela CNN.

"Penso que nas próximas seis semanas a dois meses vão ser duros. Poderemos ter mais 100 mil a 150 mil mortes", acrescentou.

Recorde-se que os Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia a nível mundial, contabiliza um total de mais de 440 mil óbitos e 26 milhões de casos confirmados.

Leia Também: Tempestade cobre de branco Nova Iorque e todo o nordeste dos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas