Uma espécie de ave migratória está a voltar ao norte do estado norte-americano do Texas nesta altura do ano, mas o que está a chamar a atenção dos habitantes locais são os seus comportamentos pouco comuns - estão a ficar bêbedos.
Os residentes da zona de Fort Worth dizem que é normal que os asa de cera de cedro (Bombycilla cedrorum) voltem àquela zona por esta altura, mas têm notado que estes se encontram por várias vezes desorientados e a voar contra janelas.
"Como comem predominantemente bagas, algumas já estão fermentadas e passaram um bocadinho do ponto", explicou Rachel Richter, uma bióloga do departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas a um jornal local. "Algumas vezes tendem a comer de mais e acabam por ficar alcoolizados", acrescentou.
Segundo Rachel, o comportamento embriagado destas aves é bastante comum. Mas houve um aumento de relatos destes casos este ano devido provavelmente à Covid-19 que tem feito com que as pessoas fiquem em casa durante o dia e que por isso reparem mais, pois é a altura em que os pássaros estão mais ativos.
Os asa de cera de cedro encontram-se normalmente no Texas desde o final de dezembro até abril. Os especialistas descrevem-nos como aves com grandes fígados que conseguem desintoxicar o etanol e evitar que sofram efeitos nocivos pelo consumo de bagas fermentadas a longo prazo.
Leia Também: Fã terá mudado de nome para Céline Dion após ficar alcoolizado