Khaled Maher Nofal, 34 anos, foi "abatido por colonos", segundo a agência oficial palestiniana Wafa, que precisa que o exército israelita recuperou o corpo.
O exército, por seu turno, indicou que o homem foi "neutralizado" por um guarda da quinta onde entrou, perto da cidade palestiniana de Qalqilyah.
Adianta que "não foi encontrada qualquer arma" na posse do intruso.
"Às 03:45 (01:45 em Lisboa), um terrorista entrou na quinta de Sde Efraim no seu carro (...), saiu da viatura a correr na direção da casa (do proprietário da quinta), gritando 'Allah Akbar' (Deus é grande) e tentando entrar na habitação", refere o exército israelita num comunicado.
Adianta que "na mesma altura", um guarda da quinta viu o homem e alertou outros guardas que dormiam, tendo o palestiniano corrido para o guarda, que "agrediu", antes de ser "neutralizado" por um outro guarda e o proprietário da quinta.
Na sequência do incidente, soldados israelitas entraram hoje de manhã na localidade palestiniana de Ras Karkar, perto de Ramallah, de onde era originário o homem abatido.
Cerca de 475.000 pessoas vivem atualmente nos colonatos israelitas na Cisjordânia, ao lado de mais de 2,8 milhões de palestinianos.
Os colonatos são considerados ilegais pela lei internacional.