A ativista ambiental Greta Thunberg foi homenageada com a sua própria estátua. A universidade de Winchester, em Inglaterra, crê tratar-se da primeira estátua de tamanho real feita da adolescente sueca.
No entanto, a estátua não foi erguida sem polémica. Num email enviado aos estudantes a própria instituição reconheceu-o, referindo que vários a veem como "uma figura controversa", mas acolheram o "debate e as críticas".
No centro da polémica está ainda a decisão de gastar 23.760 libras (27.813 euros) para mandar fazer o monumento, incluindo dinheiro retirado do sindicato dos estudantes.
A presidente do sindicato, Megan Ball, disse à BBC, que havia preocupações sobre o impacto financeiro que a encomenda da estátua teria. "Estamos num ano de Covid, muitos alunos não tiveram acesso ao campus, muitos estão a estudar online e precisam desesperadamente de apoio".
Os responsáveis da universidade dizem esperar que seja um símbolo do seu "compromisso para com o combate às alterações climáticas e à emergência ecológica", escreveram no email, acrescentando ainda que “Greta é uma jovem que, apesar das dificuldades da vida, tornou-se uma líder mundial no ativismo ambiental. Como universidade para a sustentabilidade e justiça social, temos o orgulho de homenagear esta mulher inspiradora desta forma".
Veja abaixo como ficou:
First pictures of the statue of environmental activist @GretaThunberg who has been honoured with her own statue at the University of Winchester. @_UoW https://t.co/tGBix3dT7b #GretaThunberg #Winchester pic.twitter.com/FJ8iAP3MAk
— BBC South (@BBCSouthNews) March 30, 2021
Leia Também: Jovens voltam hoje a mobilizar-se pela justiça climática