Os legisladores de Nova Iorque aprovaram, na terça-feira, um projeto de lei para legalizar o uso de marijuana por adultos, revela a Reuters. O decreto fará com que este estado se torne o 15.º nos Estados Unidos a dar o passo de permitir esta droga para efeitos recreativos.
Andrew Cuomo, o governador de Nova Iorque, revelou já estar ansioso por assinar o decreto de forma a que este se torne lei. Numa declaração, publicada no Twitter, o responsável afirmou que "Nova Iorque tem uma longa história a ser a capital progressista da nação" e que esta decisão irá cimentar esse legado.
"Esta noite, os legisladores do Estado de Nova Iorque deram o primeiro passo para aprovar a legalização do uso da canábis por adultos. Agradeço a todos os que trabalharam incansavelmente neste assunto, para assegurar a passagem histórica", escreveu ainda Cuomo.
Para o governador, "por demasiado tempo" a proibição da canábis "atingiu desproporcionadamente comunidades com graves condenações" e penas de prisão. "Esta legislatura histórica traz justiça para as comunidades marginalizadas e 'abraça' uma nova indústria que fará crescer a economia e trará segurança ao público", sublinhou.
My statement on the legislation passed tonight by the NYS Legislature to legalize adult-use cannabis: pic.twitter.com/CqYs6oLWTn
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) March 31, 2021
De lembrar que, nos Estados Unidos, o consumo de marijuana é legal nos estados do Alasca, Arizona, Califórnia, Colorado, Illinois, Maine, Massachussetts, Michigan, Montana, Nevada, Nova Jérsia, Oregon, Vermont e Washington.
Leia Também: Cuomo enfrenta nova acusação de assédio sexual e comportamento abusivo