Tropas russas em retirada de bases na fronteira entre a Síria e a Turquia

As tropas russas, aliadas do presidente sírio Bashar Al Assad, começaram a retirar-se de duas bases militares numa região controlada por forças curdas, muito perto do local onde as tropas turcas estão posicionadas, divulgou hoje uma ONG.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/04/2021 00:00 ‧ 14/04/2021 por Lusa

Mundo

ONG

 

"dummyPub">

"As forças russas retiraram todos os seus equipamentos e veículos militares das duas bases, além da saída de vários veículos blindados russos da área de Shahb", referiu a organização não-governamental (ONG) Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Segundo o comunicado desta organização sediada no Reino Unido e que conta com uma ampla rede de parceiros no terreno, foram vistas várias colunas militares de Moscovo a abandonarem as bases de Tal Rifat e Ashtar, na zona rural de Aleppo, rumo à capital homónima daquela região.

A pequena região de Shahba, perto da fronteira com a Turquia, que tem como centro administrativo Tal Rifat, é controlada por forças curdas e abriga um grande número de deslocados, que fugiram da região vizinha de Afrin, quando esta foi tomada por Ancara e pelas milícias, aliados desde 2018, noticia a agência EFE.

No início de 2018 a Turquia confiscou Afrin aos curdos.

Na semana passada, o Ministério da Defesa turco anunciou a morte de dois dos seus soldados naquela região, após confrontos com forças curdas.

Ancara considera aquela força como terrorista, comparando-a ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma guerrilha curda da Turquia.

Nas últimas semanas, os confrontos entre as tropas turcas e curdas intensificaram-se em várias aldeias na zona rural no norte de Aleppo.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas