As autoridades sanitárias dinamarquesas irão suspender de forma definitiva a utilização da vacina da AstraZeneca, depois de já terem interrompido o seu uso durante cinco semanas, após terem sido conhecidos casos raros de coágulos sanguíneos verificados em pessoas a quem tinha sido administrada a vacina.
A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação locais - Politiken e pela televisão dinamarquesa TV2 - segundo a Reuters, e citam fontes não identificadas.
Com esta decisão o plano de vacinação deverá sofrer um atraso de algumas semanas, refere a TV2.
Está previsto que as autoridades dinamarquesas confirmem esta decisão ainda esta quarta-feira. Recorde-se que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse a semana passada ter encontrado uma possível ligação entre a vacina e os casos raros de coágulos, acrescentando, no entanto, que o risco de morrer de Covid-19 era "muito maior" do que de morrer por efeitos secundários raros.
A Dinamarca, que foi o primeiro país a suspender inicialmente todo o uso da vacina em março por questões de segurança, também pôs a vacina da Johnson & Johnson em pausa enquanto se aguardam novas investigações sobre uma possível ligação com casos raros de coágulo sanguíneo.
Leia Também: Alemanha vai reforçar controlo nas fronteiras terrestres