Huthis do Iémen revelam ataque com mísseis contra território saudita

Os rebeldes xiitas huthis do Iémen disseram hoje que lançaram um ataque com sete mísseis balísticos e quatro aparelhos voadores não tripulados armadilhados contra instalações petrolíferas da Aramco e objetivos militares no sul da Arábia Saudita. 

Notícia

© Iémen

Lusa
15/04/2021 08:35 ‧ 15/04/2021 por Lusa

Mundo

Iémen

O porta-voz das forças huthis, Yahya Sarea, indicou, através de uma conta na rede social Twitter, que as unidades "levaram a cabo uma ofensiva conjunta com mísseis e aparelhos não tripulados (drones) contra a Aramco e plataformas de lançamento de mísseis Patriot", no extremo sul da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.

O porta-voz acrescentou que a operação foi "uma resposta contra a escalada de agressão e bloqueio" e ameaçou a Arábia Saudita com ações de maior envergadura. 

Na Arábia Saudita, a coligação militar chefiada por Riade, que intervém no Iémen contra os huthies, informou que destruiu um total de quatro drones e dois mísseis, mas não especificou sobre danos causados. 

A Aliança militar de países árabes costuma intercetar os aparelhos voadores não tripulados e mísseis antes de as armas atingirem os alvos. 

Em setembro de 2019 os huthis, apoiados pelo Irão reivindicaram o ataque contra as instalações da Aramco e que provocou a suspensão de 50% da produção de crude.

O ataque mais recente contra a petrolífera saudita ocorreu no passado dia 19 de março.

Leia Também: Rebeldes dizem ter lançado 17 'drones' e mísseis contra a Arábia Saudita

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas