Milhares de manifestantes participaram este sábado numa marcha de protesto, em Londres, contra o confinamento e os chamados 'passaportes' de vacinas.
A grande maioria dos manifestantes não usou máscara enquanto percorria a Oxford Street e gritava "liberdade" e "tirem a máscara". Alguns seguravam cartazes dizendo: "Não aos passaportes de vacina" e "O confinamento mata", como pode consultar na galeria acima.
A marcha "Unite for freedom" decorreu sob forte presença policial, tendo a Polícia Metropolitana confirmado, pelo menos, duas detenções.
Para os manifestantes, as restrições impostas para conter a propagação da Covid-19 são desnecessárias e constituem uma violação dos direitos humanos. Muitos estão contra as próprias vacinas, o uso de máscara e os chamados 'passaportes' de vacinação.
Esses 'passaportes' propostos pelo governo britânico permitiriam à população provar que receberam a vacina contra a Covid-19, o que iria facilitar a realização de grandes eventos. Os que se opõem à medida temem que os passaportes sejam um fator de discriminação contra aqueles que ainda não foram vacinados.
O Reino Unido tem vindo a levantar gradualmente algumas restrições. Cabeleireiros e salões de beleza, comércio não essencial como lojas de roupa já reabriram, e os tradicionais 'pubs', cafés e restaurantes, já podem servir nas esplanadas.
Leia Também: Reino Unido com mais 32 óbitos e 2.061 casos de Covid-19