Um festival piloto, em Liverpool, Inglaterra, juntou, este domingo, cerca de cinco mil pessoas por uma noite. A ideia, esclarece a BBC, foi do governo britânico que quis realizar um teste deste tipo de eventos com participantes testados previamente à Covid-19, mas sem obrigatoriedade de distanciamento social ou uso de máscara.
O objetivo é avaliar a segurança de concertos e festivais no presente contexto epidemiológico.
Assim, como se tudo tivesse voltado à 'normalidade', centenas de pessoas, maioritariamente jovens, voltaram a dançar, a cantar e a conviver em grupo após mais de um ano de restrições devido à pandemia.
O mini-festival ocorreu no Liverpool's Sefton Park, a partir das 16h30, e todas as pessoas que tinham bilhetes foram obrigadas a realizar testes de despiste ao novo coronavírus um dia antes do evento nos centros de testagem da cidade. Apenas se podia entrar no recinto com o comprovativo do teste com resultado negativo.
Neste projeto piloto, os cientistas, que se encontravam no local a tomar notas, analisaram fatores como a movimentação dos participantes e as interações entre os mesmos, a ventilação do espaço, a duração e também o consumo de álcool.
"Foi surreal", "parecia que estava a saltar de um avião", "foi melhor do que me lembrava", "foi muito emotivo" e "cheguei a chorar", foram algumas das declarações prestadas por participantes ao órgão de comunicação social britânico.
Em causa, está a possibilidade do regresso dos festivais no Reino Unido no verão, a partir de 21 junho, altura em que executivo prevê o arranque da quarta fase do plano de desconfinamento.
Veja na galeria algumas das imagens do festival piloto.
Leia Também: Mais 1.671 infetados e 14 mortes no Reino Unido