A União Europeia (UE) fechou mais um acordo com a BioNtech/Pfizer para a compra de 1,8 mil milhões de doses extra da vacina contra a Covid-19.
O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, este sábado, no Twitter.
"Estou feliz em anunciar que a Comissão Europeia acaba de aprovar um contrato que garante 900 milhões de doses (+900 milhões opcionias) com a BioNTech/Pfizer para 2021-2023", escreveu.
"Outros contratos e outras tecnologias de vacinas vão seguir-se", prometeu ainda a líder nas redes sociais. O contrato com os laboratórios alemão e americano, aliados na produção de vacinas anti-covid-19, prevê entregas a partir deste ano e até 2023.
O novo contrato, que tem o aval dos Estados-membros da União Europeia, implicará não só a produção das vacinas, mas também a garantia de que todos os componentes essenciais devem ser provenientes da UE.
Happy to announce that @EU_Commission has just approved a contract for guaranteed 900 million doses (+900 million options) with @BioNTech_Group @Pfizer for 2021-2023.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 8, 2021
Other contracts and other vaccine technologies will follow.
"A vacinação avança bem" na Europa, afirmou Ursula von der Leyen, citada pela Associated Press (AP), acrescentando que a UE prepara agora "uma nova etapa da resposta" à pandemia de Covid-19.
As novas doses permitirão, nomeadamente, proteger a população contra novas variantes do novo coronavírus, mas também vacinar crianças e adolescentes.
O contrato anunciado hoje é o terceiro celebrado entre a UE e a aliança germano-americana.
Leia Também: AO MINUTO: Michel discute "proposta concreta"; Odemira só com teste