Três passageiros do navio de cruzeiro 'Grandiosa', da empresa MSC Cruzeiros, que atracou neste sábado no porto de Barcelona, testaram positivo para a Covid-19.
Fontes do porto confirmaram à agência Efe que estes casos foram diagnosticados na sexta-feira, no quarto e último dos controlos a que estão sujeitos todos os passageiros.
O El Mundo acrescenta que os infetados são três jovens, dois de Barcelona e um de Saragoça. Estão todos assintomáticos e desembarcaram depois de todos os outros passageiros.
Após o desembarque, foram transferidos para casa, no caso dos jovens de Barcelona, e para um hotel, no caso do jovem de Saragoça, onde deverão manter a quarentena obrigatória.
Graças à pulseira usada por todos os passageiros no cruzeiro, foi possível rastrear os contactos dos três infetados. Eram ao todo 14 pessoas e todas tiveram resultado negativo.
Fontes do porto explicaram que os protocolos de segurança seguidos a bordo são "muito rígidos", uma vez que 48 horas antes da viagem faz-se um primeiro teste, repetindo-se assim que embarcam. Há um terceiro teste a meio da viagem e um último na véspera do desembarque.
A bordo viajaram mais de 2.300 pessoas durante uma semana pelo Mediterrâneo.
Leia Também: Da paralisação à 'bolha' segura. Como os cruzeiros se estão a reinventar