As autoridades que estão a investigar o desabamento de um prédio em Miami descobriram que há já 25 anos tinham sido descobertos vários metros de fendas na estrutura da piscina do edifício.
Os investigadores suspeitam que a tragédia, que aconteceu na manhã do passado dia 24 de junho, terá acontecido nesta mesma estrutura que servia, também, de teto ao parque de estacionamento.
Segundo documentos a que os investigadores tiveram acesso, uma fratura na estrutura da piscina foi identificada em 1997 e já na altura se falava na necessidade de proceder a obras de reparação no local. Também em 2018, nova perícias davam conta de que a zona da piscina e a zona envolvente estaria algo danificada.
O deck da piscina em questão foi objeto de uma análise especial por parte dos investigadores após o colapso das Torres Champlain do Condomínio Sul. Recorde-se que um vídeo adquirido pelos investigadores mostrou que o teto do parque subterrâneo se desfez pouco tempo antes do resto do edifício de 12 andares.
Na sequência do sucedido pelo menos 95 pessoas morreram, e muitas outras continuam desaparecidas.
Uma batalha legal para alcançar indemnizações por danos está a ser movida por alguns residentes em Champlain Towers South, cuja comunidade demorou a suportar os dispendiosos reparos recomendados pela autarquia face aos problemas estruturais detetados em 2018.
Leia Também: Número de mortes em desabamento de prédio em Miami sobe para 90