A fotografia que começou a circular nas redes sociais no final desta semana, onde se pode ver um carro parcialmente submerso com um adesivo em que se lê "Fuck you, Greta" ("Vai-te lixar, Greta"), é adulterada. Como se pode ver mais abaixo, a imagem original não tem qualquer adesivo no vidro da traseira.
A ideia por detrás da mensagem terá sido fazer uma crítica aos negacionistas do aquecimento global, colocando esse tipo de discurso enquadrado numa realidade que o vem, sucessivamente, desconstruindo.
A imagem original, porém, foi captada pelo fotógrafo David Young, da agência de notícias alemã DPA (Deutsche Presse-Agentur), e foi publicada pelo jornal alemão Bild, por exemplo, numa reportagem sobre o impacto devastador das inundações no país.
Não havia qualquer tipo de autocolante ou mensagem na imagem original, segundo confirmou David Young ao G1. "Não havia autocolante da Greta no carro. Alguém achou que seria engraçado fazer uma piada", disse.
A foto do ano: pic.twitter.com/hROUNuiWJR
— Anonymous (@AnonNovidades) July 16, 2021
A imagem foi captada na cidade de Erkrath, que faz parte da região administrativa de Düsseldorf, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
Imagem original, no jornal Bild© Reprodução Bild
O número de vítimas mortais das inundações na Europa subiu para mais de 150, sendo a maioria na Alemanha, onde ainda há muitas pessoas desaparecidas, fazendo prever que o balanço se agrave.
Recorde-se que tanto a organização ambientalista Greenpeace como a ativista ambiental sueca Greta Thumberg alertaram que as inundações são consequência da crise climática e advertiram que estas são apenas o princípio de uma série de fenómenos semelhantes.
Leia Também: Mais de 150 pessoas morreram devido inundações na Europa