Mais de metade dos portugueses já tem a vacinação contra a Covid-19 completa. De acordo com o relatório da vacinação divulgado ontem pela Direção-Geral da Saúde, 5.389.935 pessoas já completaram o esquema vacinal, o que corresponde a 52% da população.
Ontem, o primeiro-ministro assegurou que o Governo está a preparar os próximos passos no processo de abertura do país, procurando obter o máximo possível de informação científica sobre a evolução da pandemia antes de decidir.
Uma garantia dada depois de ouvir especialistas, investigadores e técnicos, na reunião de terça-feira no Infarmed, e antes do Conselho de Ministros de quinta-feira.
Os especialistas propuseram alterações à matriz de risco que passam por novo limiar da incidência e internamentos e "inclusão de indicadores de gravidade clínica", e ainda um plano com quatro novos níveis de desconfinamento.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
15h55 - Terminamos aqui este registo. Continue a acompanhar todas as atualizações da pandemia de Covid-19 aqui.
15h10 - Inglaterra vai eliminar quarentena a vacinados da UE e EUA, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico. A medida, reclamada pelo setor do turismo e por expatriados, entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, às 04h00 locais (mesma hora em Lisboa).
We're helping reunite people living in the US and European countries with their family and friends in the UK
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) July 28, 2021
From 2nd August at 4am people from these countries will be able to come to the England from an amber country without having to quarantine if they're fully vaxxed
14h48 - Madeira teve 1.631 casos positivos entre os zero e os 17 anos desde o início da pandemia, revelou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
14h30 - Açores com 60 novos infetados em sete ilhas: 37 em São Miguel, 10 na Terceira, cinco em Santa Maria, quatro São Jorge, dois no Pico, um nas Flores e um no Faial.
No boletim diário, a Autoridade de Saúde indica existirem 18 doentes internados e 535 casos ativos.
14h05 - Portugal soma mais 13 mortos e 3.452 casos Covid-19, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Esta atualização faz com que o país registe, desde o início da pandemia, 17.320 óbitos e 960.437 contágios.
Já se encontra disponível o Relatório de 28 de julho da Situação Epidemiológica em Portugal da COVID-19 e respetiva Matriz de Risco.
— Instituto Ricardo Jorge (@irj_pt) July 28, 2021
Mais informações em https://t.co/juwF5CnRWG#SejaUmAgenteDeSaúdePública #EstamosOn #COVID19PT #DGS #INSA #InstitutoRicardoJorge #Saúde #SNS pic.twitter.com/SHSM9pL139
O indicador de transmissibilidade (Rt) sofre hoje uma descida, de 1,04 (registado na segunda-feira) para 1,01, quer a nível nacional quer no Continente.
Matriz de risco© DGS
13h52 - O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos já está disponível.
Para efetuar o processo, deve aceder ao portal do SNS, deve selecionar o local e a data para a vacinação mais conveniente e, depois, será contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação.
Se tens mais de 18 anos e ainda não foste vacinado, podes fazer o agendamento da tua vacina no local e data que pretenderes. Basta aceder ao site https://t.co/TTNyfFPqEd e preencher o formulário. #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 #COVID19PT #DGS pic.twitter.com/7avbBwXkye
— DGS (@DGSaude) July 28, 2021
13h50 - Pfizer prevê vender 33,5 mil milhões em vacinas anticovid-19 este ano. O laboratório norte-americano Pfizer prevê vender este ano 33,5 mil milhões de dólares em vacinas anticovid-19 desenvolvidas em parceria com a alemã BioNTech, graças a encomendas de 2,1 mil milhões de doses a nível mundial.
13h20 - Madeira vai antecipar a segunda dose da vacina, à semelhança do que já aconteceu no território continental, de modo a recuperar o atraso na vacinação contra a Covid-19.
O Governo regional recorda também, como já tinha sido noticiado ontem, que no sábado inicia a vacinação dos jovens entre os 12 e os 17 anos.
12h45 - A presidente da Tânzania, um dos últimos países do mundo a adotar as vacinas contra a Covid-19, já recebeu a primeira dose e instou a população a fazer o mesmo. Samia Suluhu Hassan, que sucedeu a John Magufuli, recebeu a vacina Janssen e expressou confiança na segurança do fármaco.
"Vamos garantir que o nosso país tem vacinas suficientes para aqueles que desejam ser vacinados", afirmou, antes de ser vacinada publicamente, juntamente com o primeiro-ministro. "Eu não arriscaria minha vida... Quero dar um bom exemplo ao público."
UPDATE: President Samia Suluhu Hassan has received a #Covid19 vaccine shot as Tanzania rolls out its national vaccination campaign.
— The New Times (Rwanda) (@NewTimesRwanda) July 28, 2021
Last week, the country welcomed its first consignment of one million doses of the J&J Covid vaccine. pic.twitter.com/bvb1DgBTeD
12h38 - Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce. A Comissão Europeia anunciou hoje um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da Covid-19, cuja utilização está a ser analisada pelo regulador europeu.
11h55 - Washington Post força trabalhadores a vacinarem-se. Funcionários terão de comprovar que estão vacinados quando regressarem à redação, informou o editor do jornal na terça-feira. A partir de 13 de setembro, os funcionários do jornal terão que voltar ao escritório três dias por semana.
11h15 - "Precisamos de um horizonte previsível para a normalização da atividade". O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse, esta quarta-feira, que a utilização do certificado digital deverá continuar durante as próximas semanas e é uma forma de evitar o encerramento dos estabelecimentos. Siza diz que "temos agora condições para abrir" não só porque o país conseguiu "reduzir a velocidade de transmissão", mas também devido à evolução da vacinação.
Questionado sobre a abertura das discotecas, o ministro Pedro Siza Vieira disse não querer antecipar nenhuma decisão, mas sublinhou que "estamos numa fase diferente do combate à pandemia, já mais de 50% da população tem a vacinação completa".
11h00 - África com 6.543.882 infetados e 166.234 mortos desde início da pandemia. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), a África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.147.190 infetados e 86,293 mortes associadas à covid-19.
10h53 - Moçambique recebeu, desde março, cerca de 1,7 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.
10h50 - Ser vacinado em Hong Kong vale um apartamento de 1,4 milhões de dólares. Para acelerar o plano de vacinação da Covid-19, Hong Kong está a dar incentivos em troca de ser vacinado. Aqui pode ganhar um Tesla ou até mesmo um apartamento naquele que é considerado o mercado residencial mais caro do mundo.
10h32 - O regulador de medicamentos da Itália aprovou o uso da vacina Covid-19 da Moderna para crianças de 12 a 17 anos, após a aprovação da Pfizer para adolescentes.
10h05 - Cidade de Tóquio regista novo máximo de infeções. A cidade japonesa de Tóquio contabilizou hoje um novo máximo de infeções de Covid-19, com 3.177 novos casos, ultrapassando as três mil infeções pela primeira vez desde o começo dos Jogos Olímpicos.
9h40 - A Rússia registou 22.420 novos casos de Covid-19, numa altura em que o país atravesse uma nova vaga atribuída à variante Delta. A task force do governo russo adianta ainda que 798 mortes nas últimas 24 horas estiveram relacionadas com a doença.
8h45 - Quatro países de África receberam 76% das vacinas providas pela China. A distribuição de vacinas chinesas para a Covid-19 em África favoreceu sobretudo quatro países, que receberam 76% do total das inoculações fornecidas pela China ao continente, segundo uma consultora com sede em Pequim.
8h28 - Intervalo ideal de doses da vacina da Pfizer é de oito semanas, diz estudo. Espaço temporal proposto por investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acarreta uma resposta imunitária mais eficiente.
8h21 - Erros nos certificados digitais. A leitura dos códigos dos certificados digitais está a sofrer de problemas técnicos e a deixar à porta dos restaurantes clientes que já foram vacinados há mais de 14 dias, avança a TSF. Muitos restaurantes queixam-se de erros na leitura dos certificados de vacinação, que, apesar de válidos, são dados como expirados.
8h16 - Um dia antes de ser vacinado, Gary ficou infetado e quase morreu. Gary Stevens tem 68 anos. Deu entrada no hospital no dia 22 de janeiro, infetado com o novo coronavírus. Tinha agendado ser vacinado no dia seguinte, mas nunca chegou a comparecer. O homem esteve internado 141 dias, três meses na Unidade dos Cuidados Intensivos.
8h05 - Tailândia vai adaptar 15 carruagens de comboio para receberem cerca de 240 pacientes com sintomas ligeiros de Covid-19, numa medida para libertar camas hospitalares em Banguecoque.
7h47 - Médicos sabem pelos seus olhos se está a sofrer de Covid persistente. Um novo estudo indica que é possível discernir se pacientes sofrem de Covid persistente ou Covid longa através de um simples exame ocular.
7h45 - Exigido teste negativo para sair da província chinesa de Jiangsu, realizado nas últimas 48 horas, devido a um surto local, foi hoje anunciado.
7h40 - Alemanha com mais 2.768 casos. Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 2.768 casos de Covid-19 e 21 mortes associadas à doença. A incidência semanal continua a subir mas o Índice de transmissibilidade diminuiu no país.
7h30 - China deteta 55 novos casos locais. A China anunciou hoje a deteção de 86 novos casos de Covid-19, dos quais 55 ocorreram por contágio local, 48 dos quais na província de Jiangsu, no leste do país.
7h26 - Biden admite vacinação obrigatória de funcionários federais. O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) admitiu hoje que tornar a vacina contra a Covid-19 obrigatória para todos os funcionários federais do país é uma possibilidade que "está a ser considerada".
7h20 - Sydney prolonga confinamento até final de agosto. As autoridades de Sydney anunciaram hoje que o confinamento foi alargado até 28 de agosto, devido ao aumento das taxas de infeção com Covid-19 e as baixas taxas de vacinação.
7h15 - Bom dia! Inciamos aqui um novo registo para acompanhar todas as atualizações relacionadas com a pandemia de Covid-19. Pode consultar o registo anterior aqui.
Leia Também: "A vacina é ainda mais eficaz do que os ensaios clínicos mostravam"