Uma mulher que trocou secretamente diamantes, avaliados em 4,2 milhões de libras (cerca de 4,9 milhões de euros), por sete seixos foi condenada a uma pena de prisão pelo papel no assalto audacioso a uma joalharia de luxo no distrito de Mayfair, em Londres.
Lulu Lakatos, de 60 anos, foi condenada, na quarta-feira, a cinco anos e meio de prisão depois de um júri do Southwark Crown Court a ter considerado culpada de conspiração para roubar.
A mulher fazia parte de um gang internacional que fugiu para França depois de roubar os diamantes da 'Boodles', na New Bond Street, a 10 de março de 2016. Apesar de ter sido apanhada, as joias não foram recuperadas.
"Foi um roubo audacioso, realizado à vista de funcionários experientes e profissionais de uma joalharia de renome”, descreveu o detetive sargento, William Man, da Polícia Metropolitana de Londres, em comunicado citado pela Associated Press.
Como tudo aconteceu?
Nos dias que antecederam o roubo, os criminosos tiveram uma série de reuniões com a equipa da 'Boodles' sob pretexto de serem representantes de um investidor russo rico que procurava comprar joias, explicaram as autoridades.
Lulu, que nasceu na Roménia e viveu em França, fez-se passar por uma especialista em joias chamada 'Anna', que foi à joalharia para avaliar sete diamantes para o comprador. Depois de sair da loja, entregou a embalagem que continha os diamantes a uma das suas cúmplices, antes de se livrar do longo casaco, chapéu e lenço que usava como disfarce, e embarcar num comboio de alta velocidade para França.
Foi detida sob um mandado de prisão europeu em setembro passado e voltou à Grã-Bretanha para ser julgada. Dois homens que trabalharam com Lulu confessaram-se culpados de conspiração para roubar e foram condenados a três anos e oito meses de prisão.
A polícia ainda está a investigar o envolvimento de outras duas mulheres.
Leia Também: Negócio de diamantes. Portugal dá formação a moçambicanos