Mais de 400 migrantes resgatados na última noite no Mar Mediterrâneo

Mais de 400 migrantes foram resgatados de um barco de madeira no Mar Mediterrâneo por três organizações não governamentais (ONG) de socorro, revelou hoje a SOS Méditerranée, avançando que já foram salvas quase 600 pessoas no fim de semana.

Notícia

© Lusa

Lusa
01/08/2021 13:02 ‧ 01/08/2021 por Lusa

Mundo

Migrações

 

"dummyPub">

"O salvamento em águas internacionais foi perigoso, porque o grande barco de madeira com mais de 400 pessoas estava a deixar entrar água", disse uma porta-voz da ONG europeia SOS Méditerranée, que fretou o Ocean Viking, um navio de salvamento marítimo.

Os sobreviventes foram distribuídos por três embarcações, o Sea-Watch 3, da ONG Sea-Watch, o Nadir, da ONG ResQship, e o Ocean Viking. Todos eles participaram na operação de salvamento que durou até às primeiras horas da manhã.

Esta é a quinta operação de salvamento levada a cabo pelo Ocean Viking desde sábado.

O navio, que já tinha resgatado 196 pessoas durante vários salvamentos ao largo da Líbia, tem agora a bordo 449 sobreviventes, que, segundo a SOS Méditerranée, irão receber os mesmos cuidados que os migrantes resgatados pelo Sea-Watch 3.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 1.146 pessoas morreram no mar nos primeiros seis meses de 2021 enquanto tentavam chegar à Europa.

A SOS Méditerranée afirma ter resgatado mais de 30.000 pessoas desde fevereiro de 2016, primeiro através da embarcação Aquarius e depois com o Ocean Viking.

Leia Também: De regresso a Espanha, ONG Open Arms assiste mais 21 migrantes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas