Além dos encerramentos seletivos mediante o recolher obrigatório na Comunidade Valenciana, em Espanha, algumas praias também foram fechadas. Um dos exemplos foi o da Câmara Municipal de El Campello, em Alicante, que fechou as praias da vila à noite para evitar festas, ajuntamentos e 'botellón' (nome dado a costume de reunião em espaço público para beber bebidas alcoólicas compradas antecipadamente).
Em causa está a proliferação de festas e ajuntamentos na areia, que obrigaram a Câmara Municipal a decretar o encerramento de todas as praias e enseadas do município a partir de 6 de agosto e, pelo menos, até ao dia 16 do mesmo mês.
A medida foi executada sem incidentes e a Câmara Municipal declarou que “os jovens cumpriram”, pois “antes da 1h00 da manhã as praias e enseadas de El Campello estavam desocupadas”, conta o La Vanguardia.
As zonas têm sido encerradas por decreto das 1h00 às 6h00 da manhã. O dispositivo de segurança, no qual participam membros da Polícia Local, Guarda Civil e Proteção Civil, funciona a partir da meia-noite, altura em que todos os agentes disponíveis percorrem a costa e comunicam aos utentes da praia a obrigação de desobstruir o espaço a partir da 1h00 até ao amanhecer.
Seguindo este exemplo, a cidade valenciana de Cullera anunciou que também procederá a encerrar as suas praias à noite devido ao aumento de casos de Covid-19 registados nas últimas semanas. De acordo com a Câmara Municipal local, “tendo em conta o aumento da incidência acumulada de Covid-19 em Cullera nas últimas semanas e de forma a garantir a segurança e a saúde pública, decidiu restringir-se o acesso às praias do município a partir de 00h30 e até às 8h00".
No entanto, nem Cullera nem El Campello aplicaram o recolher obrigatório seletivo que, de 26 de julho a 16 de agosto, está em vigor na Comunidade Valenciana.
Leia Também: Turista morre sufocado após engolir chave do carro em Espanha