A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) autorizou, esta quarta-feira, o ensaio clínico da vacina PHH-1V contra Covid-19 dos laboratórios Hipra. Este é o primeiro ensaio humano de uma vacina desenvolvida em Espanha.
De acordo com a AEMPS, os testes vão envolver dezenas de voluntários entre 18 e 39 anos de idade que vão receber duas doses da vacina com um intervalo de 21 dias.
Esta vacina é baseada em duas proteínas, uma correspondente à variante Alfa e outra à variante Beta, que se juntam para formar uma estrutura única chamada dímero, e que são acompanhadas por um adjuvante que aumenta a resposta imunológica.
Essa combinação é capaz de gerar uma resposta imune contra uma das proteínas do vírus SARS-CoV-2, conhecida como proteína S, o que também acontece com as vacinas Novavax e Sanofi, que estão em processo de avaliação pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).
"Estes ensaios clínicos fazem parte dos requisitos que todas as vacinas experimentais devem cumprir para verificar a sua qualidade, segurança e eficácia", conclui a AEMPS em comunicado.
La AEMPS autoriza el primer ensayo clínico de una vacuna española frente a la #COVID19
— AEMPS (@AEMPSGOB) August 11, 2021
Evaluará la seguridad y la tolerabilidad de la vacuna PHH-1V de Laboratorios Hipra
Participarán voluntarios de entre 18 y 39 años
Más infohttps://t.co/BkXlg6jXDo #VacunaCOVID19 pic.twitter.com/zAZ3U05zYd
[Notícia atualizada às 12h50]
Leia Também: Covid-19. Tailândia autoriza testes para vacina em spray até final do ano