Com estes números, o México mantém-se como o quarto país com mais mortes por Covid-19, atrás dos Estados Unidos, Brasil e a Índia, e o 15.º em número de contágios confirmados, segundo a contabilização da Universidade Johns Hopkins.
Mesmo assim, o Governo assegurou que a terceira onda de contágios regista "uma tendência sustentada" em direção à descida, quase três meses depois de ter começado.
A ocupação média de camas nos hospitais mexicanos é de 47% e de 43% para camas de terapia intensiva.
As autoridades informaram ainda que 35,42 milhões de pessoas já completaram o esquema de vacinação, de um total de 126 milhões de habitantes do país.
Desde finais de dezembro de 2020, o país recebeu 103,29 milhões de doses das vacinas anglo-sueca AstraZeneca, a russa Sputnik V, as americanas Pfizer, Johnson &, Johnson e Moderna, além das chinesas CanSino e Sinovac.
A covid-19 provocou pelo menos 4.539.397 mortes em todo o mundo, entre mais de 218,96 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.785 pessoas e foram contabilizados 1.045.857 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.