Nove em cada dez adultos elegíveis na República da Irlanda estão totalmente imunizados. Mais de 7 milhões de vacinas terão sido administradas no país até sexta-feira.
O primeiro-ministro, Micheál Martin, descreveu o alcance da meta de vacinação de 90% e os 7 milhões de vacinas dadas como "dois marcos importantes".
A vacinação continua, com crianças de 12 anos ou mais agora elegíveis. O governo irlandês estabeleceu um plano para remover quase todas as restrições até 22 de outubro.
We’ve reached two major milestones in our Vaccine Rollout.
— Micheál Martin (@MichealMartinTD) September 10, 2021
90% of adults over 18 are now fully vaccinated.
And by the end of today, 7 million #Covidvaccines will have been administered.
O executivo-chefe do Health Service Executive (HSE) da Irlanda, Paul Reid, disse que as hospitalizações na Irlanda estão "em tendência decrescente" e que embora os testes positivos à Covid-19 estejam a diminuir, continuam altos nas escolas. Existem atualmente 329 pessoas em hospitais irlandeses com Covid-19 - 54 delas estão em tratamento intensivo.
Brighter news. Progress on a range of areas related to #COVID19. Today 90% of adults are fully vaccinated with 92.5% partially. Hospitalisations are trending downwards. 329 in hospital, 54 in ICU. Overall testing positivity reducing but high volumes in schools still. @HSELive
— Paul Reid (@paulreiddublin) September 10, 2021
O Comité Consultivo de Imunização Nacional (NIAC) recomendou vacinas de reforço Covid-19 para pessoas com 80 ou mais anos e para pessoas com 65 ou mais anos que vivam em instituições de cuidados residenciais de longo prazo. A campanha de reforço na Irlanda deve começar nas próximas semanas.
Leia Também: Brexit. UE aberta a "soluções práticas" mas rejeita renegociação