Pelo menos duas pessoas morreram após a passagem de um tornado na pequena ilha italiana de Pantelária, entre a Sicília e a costa da Tunísia, na sexta-feira. Outras nove pessoas ficaram feridas, informou a proteção civil italiana.
As vítimas mortais são um bombeiro de 47 anos, que não se encontrava de serviço, e um idoso, segundo os meios de comunicação locais.
Dos nove feridos, um deles, com fratura vertebral, foi transferido hoje para Palermo, pois as condições meteorológicas não permitiram que o transporte fosse feito durante a noite, enquanto outro vai permanecer internado na Ilha de Bernardo Nagar, após sofrer fraturas na caixa torácica. Os outros sete já tiveram alta.
"Foi um espetáculo apocalíptico", afirmou um motorista de ambulância, que se encontrava no local, à agência italiana ANSA.
As operações de resgate continuam por receio de mais vítimas e a região da Calábria, também no sul do país, está hoje em alerta vermelho devido às previsões de mau tempo.
Os resgates, aos quais se juntou uma equipa de bombeiros especializados em zonas catastróficas, prosseguem no distrito de Campobello, onde estão a ser utilizados drones e todos os meios necessários, segundo o autarca de Pantelleria, Vincenzo Campo, que confirmou que até então não há registo de pessoas desaparecidas.
Pantelleria (TP), danni tromba d'aria
— Protezione Civile Sicilia (@DrpcSicilia) September 11, 2021
Il Capo della Protezione Civile, Salvo Cocina, nel pomeriggio ha effettuato alcune riprese dall'elicottero che lo stava trasferendo sull'isola. Le immagini documentano le conseguenze della tromba d'aria che ieri sera ha colpito "Campobello". pic.twitter.com/WhgY4o062e
Leia Também: Itália com mais 7.260 casos de Covid-19. Sicília segue na frente