A ilha de La Palma, que sofre há semanas com a erupção do vulcão Cumbre Vieja, registou nas últimas horas uma dúzia de pequenos terramotos no sul da ilha, refere um relatório publicado na manhã deste sábado pelo Departamento de Segurança Interna (DSN).
"O tremor vulcânico começou a aumentar para valores semelhantes aos dos primeiros dias da erupção", indica a agência.
De momento, o vulcão permanece ativo e estima-se que tenha já ejetado mais de 80 milhões de metros cúbicos de lava.
02oct2021 #NacionalDSN🇪🇸 #ErupcionLaPalma #VolcanLaPalma @IGNSpain #PEVOLCA #LaPalma @CabLaPalma @mitmagob @interiorgob @aena @112canarias @proteccioncivil #VolcanCumbreVieja #LaPalmaVolcán @UMEgob @DGTes @CopernicusEU @PresiCan️https://t.co/pCWyGH5OIV https://t.co/bTCztGbjmM pic.twitter.com/2zdWfYzMy8
— DSN (@dsn) October 2, 2021
Recorde-se que a lava expelida pelo vulcão desde o início da sua erupção, a 19 de setembro, cobre 709 hectares, incluindo a superfície que foi recuperada ao mar desde a noite do dia 28 de setembro, e atingiu 1.005 edifícios, dos quais 870 foram destruídos.
O número de quilómetros de estradas afetadas também aumentou para 30,2 km, dos quais 27,7 km foram destruídos pelo fluxo de lava.
O vulcão emitiu 80 milhões de metros cúbicos de material desde que começou a sua erupção, avançou o presidente da região espanhola das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres.
Leia Também: IPMA confirma que neblina nos Açores é consequência do vulcão de La Palma