Talibãs mataram 13 membros da minoria Hazara

Cabul, 05 out 2021 (Lusa) - A Amnistia Internacional (AI) disse hoje que os talibã mataram 13 membros da minoria Shia Hazara na província de Daikundi, no centro do Afeganistão, acrescentando que a maioria deles eram membros das forças de segurança do Governo afegão deposto.

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/10/2021 06:25 ‧ 05/10/2021 por Lusa

Mundo

Amnistia Internacional

 

"dummyPub">

"Os Talibã mataram extrajudicialmente treze Hazaras, incluindo uma rapariga de 17 anos, na província afegã de Daikundi, depois de membros das forças de segurança do antigo Governo se terem rendido", disse a ONG num comunicado.

De acordo com a AI o incidente teve lugar a 30 de Agosto na aldeia de Kahor, no distrito de Khidir, disse AI após rever fotografias e filmagens de vídeo e contactar testemunhas oculares.

Os Talibãs capturaram a província a 14 de agosto, apenas um dia antes de assumirem o controlo da capital afegã.

Segundo a investigação da organização internacional, cerca de 34 membros das Forças Afegãs de Defesa e Segurança (ANDSF) pertencentes à minoria xiita refugiaram-se no distrito de Khidir e negociaram a sua rendição aos combatentes talibãs a 29 de agosto.

A chegada de cerca de 300 fundamentalistas armados no dia seguinte motivou uma tentativa das forças de segurança e das suas famílias de fugir.

"Quando os combatentes talibãs os apanharam, abriram fogo sobre a multidão e mataram uma rapariga de 17 anos chamada Masuma. Um membro da ANDSF devolveu fogo, matando um talibã e ferindo outro", disse a AI.

Dois outros militares afegãos foram mortos no tiroteio, disse a organização, enquanto outros nove membros das forças de segurança se renderam e foram mais tarde executados pelos talibãs.

Leia Também: Afeganistão: Talibãs assassinaram 13 pessoas da etnia Hazara

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas