Guerra entre Taiwan e China em 2022 é improvável

As hipóteses de uma guerra entre a China continental e Taiwan em 2022 são "muito baixas", defendeu hoje o diretor geral do Gabinete Nacional de Segurança taiwanês, Chen Ming-Tong, segundo a agência de notícias da ilha CNA.

Notícia

© SAM YEH/AFP via Getty Images

Lusa
20/10/2021 13:39 ‧ 20/10/2021 por Lusa

Mundo

Chen Ming-Tong

Embora "haja vários eventos aos quais é preciso estar atento", Chen previu que "não haverá problemas" durante o resto do mandato da Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, que decorre até 2024.

Como exemplo de "eventos inesperados" que podem surgir em qualquer momento, Chen mencionou a pandemia de covid-19.

Além disso, aproveitou a ocasião para acusar o Presidente chinês, Xi Jinping, de tomar um rumo cada vez mais "autoritário e totalitário" e de pôr em perigo a "liberdade e a democracia".

As incursões de aviões chineses da Zona de Identificação de Defesa Aérea taiwanesa no início de outubro fizeram com que as relações entre Taipé e Pequim atravessassem o "seu pior momento em quatro décadas", de acordo com o ministro da Defesa da ilha, Chiu Kuo-cheng.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

No entanto, Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana, e ameaça usar a força caso a ilha declare independência.

Os Presidentes da China e Taiwan, Xi Jinping e Tsai Ing-wen, reiteraram este mês as posições opostas sobre a ambição de Pequim de "reunificar" a República Popular com a ilha, que considera uma província rebelde.

Xi Jinping que, ao contrário de outras ocasiões insistiu numa "reunificação pacífica", disse que aqueles que "traem a pátria e procuram dividir o país serão desprezados pelo povo e condenados pela história".

Por seu lado, Tsai rejeitou a ideia e afirmou que Pequim "não oferece, nem um estilo de vida livre e democrático para Taiwan, nem soberania para os seus 23 milhões de habitantes".

Leia Também: Presidente de Taiwan presta homenagem a vítimas do incêndio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas