António Guterres está em Roma onde vai participar na cimeira do G20, mas já tens os olhos postos na cimeira do clima, a COP26, que vai decorrer entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.
Segundo a Associated Press, o secretário-geral da ONU disse aos jornalistas em Roma que a COP26 pode não dar o empurrão necessário no combate às alterações climáticas que muitos esperam.
Guterres sublinhou que “há um risco sério de que Glasgow não cumpra”, e acrescentou que, apesar dos renovados objetivos climáticos de muitos países, “ainda estamos a rumar a uma catástrofe climática”.
O secretário-geral da ONU reconheceu também que existem “dúvidas sérias” sobre alguns compromissos climáticos que foram feitos, e salientou que coletivamente não vão ser suficientes para manter a subida da temperatura global abaixo dos 2ºC, o objetivo traçado pela ONU para o combate às alterações climáticas.
António Guterres ressalvou que os líderes do G20, cujos países são responsáveis pela maioria das emissões de gases de efeito estufa no mundo, têm uma oportunidade para “colocar as coisas no caminho certo” para as conversas que vão ter lugar em Glasgow, na COP26.
Leia Também: Greta Thunberg só irá à COP26 se for "seguro e democrático"